notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
9.4.09


Quando uma criança ou adolescente desaparece, a família deve tomar algumas providências importantes:
1) Registrar o desaparecimento:
Uma vez percebido o desaparecimento de uma criança ou adolescente, o fato deverá ser imediatamente comunicado à polícia, na Delegacia mais próxima do local onde a criança ou adolescente foi visto pela última vez, sem prejuízo das buscas encetadas pela própria família e comunidade. As primeiras horas decorridas após o desaparecimento são as mais importantes. É justamente nesse instante que se pode identificar testemunhas e obter as melhores informações que auxiliem na localização.

Importante
De acordo com a
Lei N° 11.259/05, que alterou o Art. 208 do Estatuto da Criança e do Adolescente, as autoridades policiais são obrigadas a registrar a ocorrência e a iniciar imediatamente as buscas, sob pena de responderem por crime de responsabilidade.


2) Levar à Delegacia uma foto recente da criança ou adolescente;
Informando todos os fatos relacionados ao desaparecimento, sem omitir nada. Isto pode ser feito por escrito, incluindo-se no relato a descrição pormenorizada da criança e do adolescente, as roupas que estava trajando, o nome e endereço das últimas pessoas que o viram, fatos que podem ter sido motivo para uma fuga e qualquer outra informação relevante;
Recolhendo e guardando objetos que a criança ou adolescente tenha manuseado e onde ela pode ter deixado impressões digitais e material biológico, como fios de cabelo com raiz, de onde se possa extrair o DNA. Geralmente esse material pode ser colhido no banheiro da casa ou travesseiro.
Além de registrar a ocorrência na Delegacia mais próxima, a família deve procurar o SOS Criança, através do telefone, onde receberá outras orientações sobre como proceder para divulgar publicamente o caso e para acionar a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Se a família tiver acesso a recursos de informática (computador, scanner e Internet), pode também comunicar o desaparecimento no site da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (ReDESAP), coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, no endereço eletrônico http://www.desaparecidos.mj.gov.br/, seção "Denúncias".
Fazendo propaganda
Após o registro da ocorrência, o SOS Criança ou a DPCA farão a inclusão da foto da criança ou adolescente desaparecido neste site e no Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, mantido pela SEDH. Fotos de desaparecidos, incluídos nesses cadastros, deverão ser publicadas através de uma série de outros meios, como boletos de água e luz da CAESB e da CEB, cartões telefônicos da Brasil Telecom, bilhetes da Loteria Federal, jornais e revistas.
Os Departamentos de Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal serão informados, bem como rodoviária e empresas de transporte interestadual, para evitar o deslocamento da criança ou adolescente para fora do país.
Amparando as famílias
Os casos onde não se logra uma rápida localização do desaparecido podem exigir investigações complexas, que são realizadas por uma equipe especializada da Seção de Investigação de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (SICAD) da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. Crimes subjacentes que podem estar na origem do desaparecimento, tais como maus-tratos e abuso sexual, dentre outros, também são investigados por essa Delegacia.
O Serviço de Prevenção e Atenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes (SEPAD) do SOS Criança possui uma equipe multidisciplinar que provê suporte psicossocial aos familiares das crianças e adolescentes desaparecidos. Atualmente, existem dois grupos de ajuda mútua, coordenados pelo SEPAD, que se reúnem periodicamente: o "Grupo dos Passarinhos", onde a fuga do lar é um acontecimento recorrente e cuja temática é o resgate da competência materna e paterna, e o "Grupo de Acolhimento" ,onde a dor da perda é o tema principal e onde se trabalha a coragem e a esperança.
Além do apoio oferecido pelo SEPAD, o SOS Criança está conectado a uma rede de serviços públicos de assistência social e de saúde, realizando os encaminhamentos que se fizerem necessários, para os serviços que não são diretamente oferecidos pelo Centro.
Envelhecendo fotos
Alguns desaparecimentos perduram por longos períodos de tempo. Em se tratando de crianças e adolescentes desaparecidos, observa-se uma grande mudança na sua aparência, fazendo com que as fotos originalmente utilizadas na busca percam paulatinamente a importância como meio de identificação. Utilizando-se de tecnologia digital de ponta e de recursos artísticos, peritos papiloscopistas da Seção de Retrato Falado do Instituto de Identificação da Polícia Civil , realizam "projeções digitais de envelhecimento" das fotos relativas a todos os casos que ultrapassam 02 anos de duração.
link do postPor anjoseguerreiros, às 13:41  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO