notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
9.3.09
O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer).
A próstata é uma glândula secretora que faz parte do sistema reprodutor masculino, situada imediatamente abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. Em um adulto jovem pesa cerca de 20 gramas e temo tamanho de um limão pequeno. É responsável pela maior parte do volume do sêmen produzido para ejaculação.
À medida que o homem envelhece, o fluxo de urina pode se tornar lento ou é difícil começar a urinar. Em alguns casos, o fluxo pára completamente e é preciso introduzir uma sonda até o interior da bexiga para drená-la. Isso é mais frequentemente causado por um tumor benigno, denominado hiperplasia benigna da próstata. Mas, algumas vezes, pode ser acompanhado por um tumor maligno, conhecido como câncer de próstata.
O câncer de próstata é o desenvolvimento de células defeituosas na glândula prostática, causando dificuldade para urinar devido ao estreitamento da passagem a partir da bexiga.
O problema é que essas células podem se espalhar para os tecidos vizinhos e se desenvolverem ou serem levadas pela corrente sanguínea para outras partes do corpo, onde começam a crescer, chegando a um quadro de difícil controle.
Atualmente o câncer de próstata é o que mais atinge os homens com idade acima de 50 anos. Aproximadamente, um em cada 8 homens , nesta faixa etária, poderá desenvolver a doença.
É comum também, não aparecer nenhum sintoma. Daí a importância do Exame Preventivo da Próstata, que identifica o tumor na sua fase inicial, quando a cura completa ainda é possível.

Como diagnosticar o Câncer de Próstata
A partir dos 45 anos de idade os homens devem procurar um urologista para realizar, anualmente, uma avaliação da próstata.
Isto é feito por meio do toque retal, que avalia se o tamanho da próstata está alterado, e de um exame de sangue, que detecta os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico). Se algum desses exames apresentar alteração, o médico irá solicitar uma biópsia da próstata e só então poderá ser dado um diagnóstico definitivo.
Tratamentos Disponíveis
A cirurgia de câncer de próstata chama-se prostatectomia radical e consiste na retirada de toda a próstata, das vesículas seminais e do tecido que as envolve.
A radioterapia utiliza a radiação para destruir as células do tumor. É uma opção para quem não quer ou não pode fazer a cirurgia, porém não tem a mesma eficácia. Também é indicada em casos em que a doença se espalhou, pra diminuir as dores, evitar que o câncer continue destruindo as células e como tratamento auxiliar depois da cirurgia.

Leia sobre o pior inimigo do câncer de próstata: "o preconceito" http://www.atribunamt.com.br/medicina-e-saude/preconceito-e-maior-inimigo-contra-cancer-de-prostata/

tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 09:38 

De EAD a 9 de Março de 2009 às 12:27
Muito pertinente o assunto, muitos não sabem dos perigos da doença.

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO