notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
10.2.09
RIO - Somente no mês passado, 6.610 denúncias sobre assédio via internet foram encaminhadas à SaferNet Brasil, ONG especializada em segurança e prevenção na rede mundial de computadores. Para fazer um alerta contra esse e outros tipos de crimes digitais, a SaferNet e o Ministério Público Federal de São Paulo criaram uma campanha para marcar o Dia da Internet Segura, celebrado nesta terça-feira, como mostra matéria de André Machado publicada no jornal O Globo.
- O evento começou em 2004 na Europa. Este ano esperamos contar com a participação de 65 países - diz Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet.
No site da campanha, em www.diadainternetsegura.org.br, estão listadas atividades ligadas ao uso responsável da internet.
- O site orienta pais e filhos com cartilhas, vídeos e informações sobre crimes digitais - diz Nejm, lembrando que nesta terça haverá atividades em São Paulo e em Belo Horizonte.
Para o especialista, um grande perigo da internet é a possibilidade de a criança interagir com desconhecidos e passar a eles informações pessoais como nome, endereço, escola etc. O risco de exposição a pedófilos e outros criminosos não é pequeno:
- Na pesquisa sobre hábitos de navegação, descobrimos que 28% dos jovens já se encontraram pessoalmente com "amigos" virtuais. É alto o risco de uma criança ser vítima de um aliciador nesse processo.
Outro problema comum é o chamado cyberbullying - ou seja, a perseguição a jovens e crianças pela internet e pelo celular. Segundo Nejm, trata-se de uma prática que se perpetua ao longo do tempo e pode destruir a autoestima do jovem.
- Os cyberbullys mandam mensagens pelo celular, e-mails, usam torpedos e criam perfis em redes de relacionamento (como Orkut e afins) com fotos falsas da vítima, procurando difamá-la - explica Nejm. - Ao contrário do bullying físico, que acontece na escola, o virtual não conhece fronteiras. Não adianta a criança ou adolescente mudar de escola ou de cidade.


link do postPor anjoseguerreiros, às 08:35 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO