notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
9.7.09

SÃO PAULO - A informação de que São Paulo será cenário de um jogo de videogame americano, cujo tema é o combate ao crime organizado nas favelas, incomodou associações de moradores e pessoas ligadas aos direitos humanos. No mês passado, a produtora Rockstar Games divulgou que o game policial "Max Payne 3", previsto para ser lançado no fim do ano, será ambientado na periferia paulista.
Em comunicado divulgado pela revista "Game Informer", a Rockstar explicou que São Paulo foi escolhida devido a seus altos índices de violência.
- As gangues de São Paulo estão entre as mais violentas do mundo - disse o comunicado, acrescentando que 95% das armas do país são obtidas de maneira ilegal.
Os endereços exatos das locações não foram divulgados pela produtora. Representantes das duas maiores favelas paulistanas, Heliópolis e Paraisópolis, comentaram a ideia.
- Isso só vai estimular o preconceito que já existe com os moradores das favelas - afirmou o presidente da Associação dos Moradores de Paraisópolis, Gilson Rodriguez.
A opinião da presidente da Associação dos Moradores de Heliópolis, Antonia Cleide Alves, é a mesma:
- Carrego o princípio de que violência gera violência. Pelo que eu vi, o jogo só vai reforçar o estigma de que pobre é bandido e que o rico precisa ser protegido - avaliou.
O advogado Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo, é ainda mais duro em suas críticas.
- Isso só fortalece a criminalização da pobreza. Além do mais, é uma afronta à nossa soberania. O Governo Federal deveria pronunciar repúdio a esse tipo de coisa - disparou.
O enredo de "Max Payne 3" ainda é mantido em segredo pela Rockstar. Foi divulgado, apenas, que o herói do jogo virá de Nova York - onde se passaram as duas primeiras temporadas do game - para prestar serviços de segurança particular para uma família rica de São Paulo.

Fonte: Globo
Foto: Cecília Branco (Olhares - Fotografia Online)
link do postPor anjoseguerreiros, às 23:19  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
blogs SAPO