notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
16.6.09
O dia 15 de junho foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Preocupados com a garantia do direito do idoso, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI pedem a população maringaense para denunciar os casos de violência contra as pessoas com idade acima de 60 anos, através do disque denúncia: 0800 6431108.
O CMDI trabalha na fiscalização das políticas públicas voltadas ao Idoso e das instituições particulares de atendimento, principalmente as casas de longa permanência – asilos, segundo a determinação do Estatuto do Idoso. Atua também como proponente de politicas, programas e ações voltadas ao seu público alvo, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc.
Em Maringá, diversas secretarias atendem, dentro das suas especificidades, os idosos. No caso da Sasc - órgão gestor da política pública da assistência social, presta atendimentos e encaminhamentos, serviços, programas e benefícios aos idosos em situação de risco pessoal e social, conforme suas necessidades.
Essa prestação de serviços se dá através da Rede de Proteção Social Básica, que oferece atividades de sociabilização e oportuniza laços de amizade, e da Rede de Proteção Social Especial, para aqueles que encontram-se com frágeis vínculos familiares ou sem vínculo familiar.

Proteção Social Básica
A Gerência de Proteção Social Básica é responsável pelos Centros de Convivência do Idoso Eliseu Gianini e Parque Palmeiras, onde são oferecidas atividades de artesanato, ginástica, com professora de Educação Física, palestras, grupos de convivência com psicóloga, curso de corte e costura, costura industrial, escolarização. Ainda compreende 26 Grupos de Convivência de Idosos de iniciativa não governamental, que também desenvolvem as mesmas atividades, através de reuniões semanais.

Proteção Social Especial
Já a Gerência de Proteção Social Especial oferece o Serviço de Atendimento a Denúncias de Violação de Direitos, que atende vítimas de violência, em conjunto com o Ministério Público; o Condomínio Morada do Sol que consiste em oito moradias para até dois idosos cada uma, que sejam independentes em suas vidas diárias; Casa Lar Benedito Franchini, abrigo de longa permanência com capacidade para 12 pessoas, destinado a idosos sem vínculo familiar e/ou vitimizados por violação de seus direitos, e o Centro Dia do Idoso, programa de permanência durante o dia, com capacidade de atendimento a trinta idosos. Diariamente dois veículos da SASC transportam os idosos de suas casas para o Centro-Dia, onde fazem ginástica, atividades com estagiários de fisioterapia, grupos de convivência com psicóloga e grupos religiosos voluntários.



O DIÁRIO online
link do postPor anjoseguerreiros, às 14:02  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
blogs SAPO