notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
27.1.09
Petrolina (PE) - O primeiro caso de infecção por micobactéria em Pernambuco é investigado no município de Petrolina, no sertão de Pernambuco. A vítima seria um paciente que realizou uma cirurgia de vesícula por laparoscopia em outubro de 2008.
A contaminação ocorre por meio de equipamentos cirúrgicos infectados, utilizados principalmente em operações de viodeolaparoscopia, além de procedimentos com vídeos e intervenções estéticas (implantes de próteses de silicone e cirurgias plásticas). A dificuldade de esterilização seria o principal motivo de infecção dos equipamentos.
O paciente procurou a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), no Recife, para fazer a denúncia. Técnicos da agência estão em Petrolina realizando diversos exames em pacientes que tenham feito cirurgias plásticas ou videocirurgias, além dos hospitais.
Segundo o coordenador geral da Apevisa, Jaime Brito, o paciente passou por exames laboratoriais e avaliação clínica, na qual foi detectada a presença da micobatéria na amostra sanguínea.
"Aguardamos a avaliação final dos exames para confirmar, de fato, se esse é o primeiro caso da infecção no Estado", explicou Jaime. Atualmente, o paciente está em tratamento com antibióticos, cuja duração pode ser de quatro a seis meses.
Os sintomas da infecção por micobactéria podem levar até um ano para se manifestar. Na maioria dos casos, ela se apresenta através de dores na região operada, febre e dificuldade de cicatrização, essa última considerada o principal indício da presença da bactéria. Em alguns casos, pode ocorrer a formação de tumores no local.


FONTE:ODIA ONLINE
link do postPor anjoseguerreiros, às 14:30  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO