notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
15.2.09
Explosão foi registrada às 19h10 (22h10 de Brasília).Janelas vibraram em cidades da região.

As autoridades em vulcão da Colômbia aumentaram para o nível vermelho o alerta sobre o vulcão Galeras, localizado em região andina ao sudoeste do país, após uma erupção explosiva.
O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas, estatal) informou em Bogotá que a erupção de caráter explosivo foi registrada às 19h10 (22h10 de Brasília).
saiba mais
O fenômeno representa que a atividade do Galeras passou ao nível um, ou seja, de uma "erupção iminente ou em curso", segundo o centro científico, que previamente havia reportado mudanças no sistema vulcânico, situado no departamento de Nariño.
O diretor do Ingeominas em Nariño, Diego Gómez, explicou à imprensa em Pasto, a capital regional, que a erupção se tornou evidente em alguns setores desta cidade e outras povoações dos arredores com a vibração de janelas.
O vulcão, situado a cerca de 700 km de Bogotá, e com uma altitude de 4.276 metros sobre o nível do mar, se reativou em 2004. Desde então registrou várias erupções, sem consequências.


O vulcão Galeras entra em erupção na localidade de Pasto, em Nariño, na Colômbia. O vulcão fez as autoridades do país mandarem um alerta para a população, que pode ter que deixar suas casas a qualquer momento. O Galeras é um dos 38 vulcões da Colômbia, dos quais 15 estão ativos. Em 15 de janeiro de 1993, uma erupção matou nove pessoas, entre elas seis especialistas estrangeiros que participavam de um congresso mundial de vulcanologia.


fonte:G1
link do postPor anjoseguerreiros, às 10:35  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
blogs SAPO