notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
26.6.09

Crianças de 19 escolas das redes pública e particular de São José concluíram, ontem, na véspera do Dia Internacional contra o Tráfico e Abuso de Drogas, o curso do Programa de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido há 11 anos no Estado pela Polícia Militar. No total, 1,8 mil alunos participaram da formatura no Centro Multiuso da cidade.
Geovana Vieira, de 10 anos, era só elogios ao soldado Alexandre Schutz, 28 anos, que foi seu instrutor:
– As aulas foram ótimas. Aprendi que temos que saber dizer não às drogas e mais do que tudo saber conviver e ajudar as pessoas que convivem com o vício. Mas, o que mais gostei foi do soldado Schutz, ele foi muito querido e atencioso com a gente.
Foi a primeira experiência do soldado Schutz no projeto. Casado e pai de um menino de dois anos, ele disse que a experiência foi gratificante e garantiu que estará presente no grupo de professores do próximo curso, que começa no início de agosto:
– É maravilhoso receber este carinho da garotada e ainda mais importante é fazer parte desta formação, de cuidados com a vida – comentou.
Os melhores alunos das 61 turmas foram homenageados com medalhas e bolsas para cursos de informática.
As aulas foram desenvolvidas durante 10 semanas. Nesse período, crianças na faixa de 10 anos aprenderam quais são as consequências das drogas no organismo e foram informadas como devem agir quando forem pressionadas por amigos a usarem entorpecentes.
Para a cabeleireira Vanessa de Souza, 26 anos, mãe de Mariana Rosa, 10 anos, as aulas serviram de alerta:
– Durante as aulas, Mariana chegava em casa entusiasmada, contando o que havia aprendido. Ela começou a monitorar quem, inclusive, fumava ou não próximo a nós.

Polícia Militar cria banco de dados para avaliar a eficácia do projeto
O programa existe em 80% das 293 cidades de Santa Catarina. Desde que foi criado, cerca de 600 mil crianças já assistiram as aulas. Em São José, foram 45 mil.
O sargento Sidnei Lisboa, da coordenadoria estadual do Proerd, disse que um banco de dados com o nome dos participantes do programa foi criado neste mês. Todos os alunos estão sendo cadastrados para que, no futuro, seja possível verificar se um infrator frequentou ou não o curso do Proerd. Com isso, também será possível avaliar a eficiência do curso.

A data
O Dia Internacional contra o Tráfico e Abuso de Drogas foi definido pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987
A resolução implementou recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas


Diário Catarinense
link do postPor anjoseguerreiros, às 14:13  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
blogs SAPO