notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
5.5.09


Açores: Queixas de violência doméstica 2/3 acima da média

O arquipélago dos Açores regista uma taxa de denúncias de casos de violência doméstica dois terços superior à média nacional, números que estão a ser analisados por especialistas para «compreender melhor» esta realidade e as suas causas.
«Nos últimos dois anos, os casos reportados às forças de segurança situam-se dois terços acima dos valores médios nacionais», revelou hoje Paulo Machado, da Direcção-Geral da Administração Interna, em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada.
Fonte policial disse à Agência Lusa que a PSP registou no ano passado 1.200 denúncias de violência doméstica nos Açores.
Paulo Machado, que falava à margem do colóquio «Violência Conjugal», integrado num estudo que o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores está a desenvolver, salientou que os Açores «não são um caso estranho», mas frisou que «é preciso compreender» esta taxa de incidência, muito superior à média nacional.
«Vamos compreender em profundidade algumas situações tipo, como é o caso das características sociais e individuais que estão associadas às situações de violência», explicou o investigador, acrescentando que o estudo foi iniciado em finais de Janeiro e deve ficar concluído em Novembro.
Na perspectiva de Paulo Machado, o melhor conhecimento da realidade associada aos casos de violência doméstica também permitirá que a Polícia de Segurança Pública (PSP) melhore a sua actuação nesta área.
Por seu lado, a coordenadora do projecto, Piedade Lalanda, considerou que o fenómeno assume taxas superiores nas ilhas açorianas devido a uma «intervenção melhor» do que a que ocorre no Continente.

Diário Digital / Lusa
link do postPor anjoseguerreiros, às 13:01 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO