notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
11.1.09
NOVA YORK - No maior estudo já feito sobre o tema, os resultados mostram que as estatinas, drogas usadas para diminuir o colesterol, podem ajudar a diminuir a incidência do Mal de Alzheimer. Nos últimos anos, vários estudos investigaram a relação entre o uso de estatinas e o desenvolvimento da doença, com resultados conflitantes e explicações inconsistentes.
Este estudo foi conduzido pelo médico M. M. B. Breteler no Erasmus Medical Center, em Roterdã. Foram analisados dados de 6992 pacientes com 55 anos ou mais, livres de demência, entre 1990 e 1993. Em 2005, os pesquisadores retomaram a análise da saúde dos pacientes.
" Pacientes que tomaram estatinas diminuíram em 43% o risco de ter a doença "
Destes, 582 foram receberam o diagnóstico de Alzheimer. Depois de controlar fatores sociais, demográficos e clínicos que poderiam elevar o risco de desenvolver o distúrbio, os médicos chegaram à conclusão que os pacientes que tomaram estatinas ao longos dos anos diminuíram em 43% o risco de ter a doença se comparados a pessoas que nunca usaram este tipo de medicamento.
O efeito protetor foi comprovado tanto para as estatinas hidrossolúveis quanto para as lipossolúveis. Entre as lipossolúveis estão a atorvastatina (Lipitor/Citalor), a sinvastatina (Zocor), a lovastatina (Mevacor) e a fluvastatina (Lescol). Um exemplo de estatina hidrossolúvel é a pravastatina (Pravacol). Esta proteção também seria igual para indivíduos com histórico de Alzheimer na família, assim como para as pessoas com a mutação genética que aumenta o risco da doença.
Por outro lado, outras drogas usadas no combate ao colesterol alto, entre elas os fibratos e o ácido nicotínico, não teriam o mesmo efeito, afirmou Breteler. O estudo foi publicado na íntegra na edição de janeiro do Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 19:16  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO