notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
11.7.09

SÃO PAULO - O estado de São Paulo apresenta a pior situação entre os estados que têm espécies aquáticas - de mares e rios - ameaçadas de extinção do país. Segundo uma mapa divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há 86 espécies em risco em São Paulo. Em todo o país, são 238 espécies ameaçadas. Logo depois de São Paulo vem o estado do Rio de Janeiro, com 76; Rio Grande do Sul, com 55; Bahia, com 51; e Paraná, onde o perigo atinge 43 espécies.


Esse universo cheio de cores, de vida, de variedades nos mares e rios do país está sendo destruído pela pesca sem critério, poluição, caça submarina predatória. O mapa do IBGE foi feito com base nas listas de ameaça do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na lista estão 79 invertebrados, como as estrelas do mar. Corais, lagostas, caranguejos, esponjas, ostras e até alguns tipos de mariscos estão em risco entre os invertebrados.
Os peixes que podem desaparecer para sempre chegam a 159. São desde tubarões e raias até bagres e lambaris.
- Essas espécies foram estudadas e catalogadas, mas existem muito mais espécies, que podem ser extintas antes mesmo de ser conhecidas - alertou Lucia Leoni Couto, bióloga do IBGE.



O Globo On Line
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 16:38 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO