notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
28.6.09

26 de Junho foi um dia que deveria ter sido mais lembrado pelos brasileiros e por isso estamos postando, embora já tenha passado...sempre é tempo!

Acredito que essa data deveria ser mais lembrada pelos brasileiros, considerando a quantidade de acidentes que tem ocorrido e a atuação cada vez mais importante dos serviços de busca. Desde colisão entre aviões até padres voadores, passando pelo recente caso do voo da Air France, a aviação de busca e salvamento tem se mostrado imprescindível.
Causo Histórico
Essa data específica foi escolhida como marco comemorativo, pois no dia 26 de junho de 1967, depois de dez dias desaparecido na Amazônia, o C-47 de prefixo 2068 foi avistado pelos aviões de busca e salvamento da Força Aérea. Dos 25 militares a bordo, apenas cinco conseguiram sobreviver. Chegava ao fim uma das maiores missões deste tipo já realizadas no Brasil. Foram gastos mais de 1.100 horas de voo, um milhão de litros de combustível e empregadas 32 aeronaves. Naquele dia, um avião Albatroz, do 2º/10º Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano, avistou a cauda do C-47 em meio à mata fechada (o Esquadrão Pelicano é o responsável por realizar esse tipo de missão em todo o território nacional e até em países vizinhos).

Estrutura
Segundo o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) atua numa área de 22 milhões de km² - grande parte sobre o Oceano Atlântico e a Amazônia.No Brasil, há cinco Salvaeros ou Centros de Coordenação de Salvamento (RCC, em inglês): SALVAERO AMAZÔNICO, SALVAERO RECIFE, SALVAERO BRASÍLIA, SALVAERO CURITIBA e SALVAERO ATLÂNTICO.O Sistema SAR (“Search and Rescue”) da Aeronáutica prevê, ainda, a integração com as demais Forças e instituições, somando-se aos recursos e meios da Marinha, do Exército e de organizações públicas, privadas e não-governamentais.

Uma curiosidade
Um grupamento subordinado ao DECEA, o GEIV - Grupo Especial de Inspeção em Voo, tem um símbolo interessante para os fãs de Star Trek.

Vai dizer que não lembra o símbolo da Frota Estelar virado de lado?


Ministério da Defesa, Departamento de Controle do Espaço Aéreo e Fly Company
ne - news errado/ blog
link do postPor anjoseguerreiros, às 16:03  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
blogs SAPO