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5.6.09
RIO - O tenente-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), afirmou nesta quinta-feira, em entrevista coletiva em Recife, que nenhum material recolhido até agora pertencia ao Airbus 330 da Air France que fazia o voo 447 (Rio-Paris). O pallet (estrado) recolhido para análise, segundo Cardoso, é de madeira, material que não era utilizado no transporte de carga da aeronave. Mais cedo, a Aeronáutica dissera que o material recolhido poderia ser do Airbus .
- Nenhum material do avião foi recuperado até o momento - afirmou o tenente-brigadeiro. - Esse pallet que foi encontrado não faz parte dos destroços do Airbus. É lixo de alguma outra embarcação ou aeronave que será devidamente descartado.
O pallet de madeira tem 1,2 metro de comprimento, 80 centímetros de largura e 15 centímetros de altura. O suporte seria utilizado para acomodação de cargas em aviões (pallet). De acordo com a Aeronáutica, também foram encontradas duas boias. Os destroços foram avistados pelo avião C-130 Hércules da FAB a 550 quilômetros de Fernando de Noronha. A Marinha foi avisada e enviou um helicóptero que está no navio Fragata Constituição até o local para recolher as peças.
Segundo ele, só agora será dada mais atenção aos destroços.
- Estávamos nos concentrando na busca de sobreviventes e de corpos. Passadas cem horas do acidente, no entanto, tornam-se mais remotas as chances de encontrarmos algo. A cada dia diminuem as possibilidades - afirmou.
As equipes de busca ampliarão, a partir de agora, os esforços a fim de achar e recuperar no mar quaisquer materiais que possam pertencer ao Airbus.
- As condições meteorológicas não estão muito favoráveis no momento. A previsão para a madrugada de hoje e para amanhã é de tempestade, o que dificulta os voos e reduz a visibilidade - acrescentou. - Mas a nossa intenção é voltar aos pontos onde já houve avistamentos e fazer o recolhimento desses objetos.
A análise das peças pode ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente, até agora um mistério:
- Todos querem respostas que não podemos dar.
As autoridades francesas negaram hoje que estejam escondendo informações a respeito do acidente com o Airbus. De acordo com o ministro de Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner , a França formou um gabinete responsável pela investigação do acidente, que concede entrevistas diárias com informações sobre o andamento das buscas pela aeronave
Na manhã desta quinta, a Aeronáutica anunciou que o avião R-99, equipado com sensores, havia identificado mais três pontos de destroços, ao sul das partes avistadas na madrugada de quarta-feira - uma peça de sete metros de diâmetro e vários pontos brancos. De acordo com o Comando da Aeronáutica, os novos pontos estão a sudoeste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. ( Fotogaleria: O trabalho de buscas a partir de Fernando de Noronha )
O tenente-brigadeiro afirmou que a área a ser vasculhada é de 6 mil quilômetros quadrados e a Marinha já consegue direcionar suas embarcações para os pontos onde estão os destroços, já que eles foram demarcados e a velocidade da correnteza é sabida. Segundo o brigadeiro, a velocidade dos barcos é superior à da corrente marítima. Em mar mais agitado, os navios seguem a velocidade entre 15 e 20 km por hora. Se houver calmaria, a velocidade atinge 40 km.
- Como conhecemos a direção da corrente e a velocidade, fica fácil fazer o planejamento de onde deverão estar os destroços no momento em que o barco chegar. A partir daí, se faz uma busca mais apurada - afirmou.
O Globo On Line
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link do postPor anjoseguerreiros, às 07:18 

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