notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
19.1.09
Verão é sinônimo de praia para muitas mulheres. E na praia, elas passam a maior parte do tempo com o biquíni molhado: ambiente perfeito para a candidíase. De acordo com especialistas, cerca de 75% das mulheres terão pelo menos uma vez a infecção ao longo da vida.
A doença é causada por fungo chamado cândida, que faz parte da flora vaginal de toda mulher saudável.
- O fungo convive bem no organismo feminino. É uma questão de equilíbrio e defesa. Esporadicamente, essa defesa é quebrada e a vagina fica muito ácida, fazendo com que o fungo se prolifere em demasia - explica o ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Júnior.
Segundo o médico, gravidez, uso de medicamentos como antibióticos, e estresse, por exemplo, podem alterar o pH vaginal. No verão, a situação se agrava.
- No calor, a vagina fica mais úmida por causa do suor, o que altera a barreira e cria condição ideal para o fungo se proliferar - diz Mendes Júnior.
Os sintomas da doença, de acordo com o ginecologista, são corrimento, coceira, ferida e dor durante a relação sexual. Previna-se
O médico dá dicas para que a doença não estrague o verão das mulheres.
- A melhor maneira de se precaver é usar calcinha de algodão, porque a de nylon fica molhada com o corrimento. Também é bom recorrer à higiene externa, com banho de assento feito com a mistura de uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Isso já protege bastante - garante.
Mendes Júnior recomenda também usar creme à base de lactobacilos durante uma semana, no período durante a menstruação. Ele sugere ainda que, na praia, a mulher se seque o máximo possível antes de sentar e evite vestir por muito tempo biquíni molhado. Risco para os homens
O ginecologista ainda alerta para o risco de infecções nos homens:
- Se o casal tem relação sexual sem camisinha, e a mulher está com candidíase, o homem pode pegar a infecção também. Nesse caso, os dois precisam tomar o medicamento.
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 11:50  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO