notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
2.3.09
RIO - A Pro Teste Associação de Consumidores avaliou 11 pós para gelatina sabor morango e chegou à conclusão de que os produtos podem prejudicar a saúde das crianças se forem consumidas em excesso. Foram avaliados quatro pós na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero, das marcas Royal, Dr. Oetker, Sol, Doce Menor e Brezke.
Os principais problemas encontrados foram açúcar em excesso, edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar e a presença de um corante artificial relacionado a distúrbios no público infantil. A associação afirma que adultos podem consumi-las, mas com moderação. Das marcas avaliadas, Royal e Dr. Oetker apresentaram menos problemas. Entre as gelatinas sem açúcar, todas foram bem avaliadas, e a Royal Zero foi considerada a melhor escolha. Mesmo assim, alerta a Pro Teste, as gelatinas devem ter o consumo restrito por causa do excesso de substâncias artificiais.
A quantidade excessiva de açúcar pode contribuir para a obesidade infantil, além de acostumar as crianças ao paladar doce. Quanto a presença do corante artificial Amarelo Crepúsculo, já existem leis na Europa proibindo o uso desse corante, que está associado à hiperatividade.
A adição de edulcorantes (adoçantes) também não é recomendada no caso de alimentos destinados ao consumo por crianças e gestantes. O consumo é indicado apenas para pessoas com restrição alimentar e com acompanhamento médico.
As análises apontaram que estão sendo adicionados edulcorantes em gelatinas tradicionais sem que a informação apareça em destaque no rótulo. E as duas testadas que apresentam esse problema fazem uma propaganda totalmente voltada para o público infantil em seus rótulos. A Royal traz na embalagem o personagem Bocão. A Dr. Oetker tem uma promoção para se ganhar mochilas em forma de animais de pelúcia.
A avaliação completa das gelatinas pode ser encontrada no site www.proteste.org.br e na edição de março da revista da associação.


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 18:02  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
blogs SAPO