notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
25.3.09
BRASÍLIA - Três agentes voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conseguiram assegurar o nascimento de 8 mikl filhotes de tartarugas, tracajás e iaçás nas praias da Estação Ecológica (Esec) Juami-Japurá, na margem direita do rio Japurá a 400 quilômetros do município de Tefé, na Amazônia. Durante seis meses, a equipe protegeu 285 covas durante dia e noite e contabilizou um aumento 125% de filhotes em comparação com o período em que o projeto de conservação dos quelônios foi executado na região pela primeira vez, entre 2007 e 2008.
Nessa segunda temporada de proteção aos quelônios, que começou em setembro do ano passado e se encerrou na primeira quinzena de março, foi o maior aumento no número de filhotes foi da tartaruga-da-amazônia, com 3.200 animais. Segundo a assessoria de imprensa do ICMBio, o chefe da Estação Ecológca, Leonard Schumm, responsável por orientar e monitorar os voluntários, atribui esse crescimento à ampliação do número de covas que aumentou de duas, no período entre 2007 e 2008, para 30, entre 2008 e 2009.
Ele explica que, neste ano, a equipe estendeu sua ação a praias mais de 100 quilômetros distantes do local em que as atividades de proteção foram desenvolvidas. São locais que levam três horas de barco para serem acessados, o que demandou grande esforço dos voluntários.
Schumm ainda afirma que a participação da comunidade foi fundamental para os resultados do trabalho. Apesar da população do município tradicionalmente consumir os quelônios, as pessoas apoiaram o projeto. A equipe acabou recompensado pela prefeitura de Japurá que, no final do período, doou um bote e um motor de popa para as atividades da próxima temporada.


link do postPor anjoseguerreiros, às 07:19  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
blogs SAPO