notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
7.7.09
Antigo hotel foi transformado na Morada Nova Luz, inaugurada nesta segunda-feira (6), para abrigar mais de cem idosos

O Centro de São Paulo, antigo e cheio de histórias, tem agora um local a mais para abrigar um tipo de gente, antiga e cheia de histórias. Com o projeto de identidade visual assinado pelo arquiteto Ruy Othake, a Morada Nova Luz foi inaugurada pela prefeitura nesta segunda-feira (6), no lugar do antigo Hotel Arpege, na Rua Helvetia, região da Avenida Rio Branco, para acolher 103 pessoas com mais de 60 anos. "Percebemos a grande demanda de idosos que estão nos centros de acolhida normais, e o idoso precisa de um certo cuidado especial", afirma Margarida Yuba, coordenadora de assistência social da prefeitura, que acompanha o projeto. A construção foi adaptada para seu público: corrimãos em todas as escadas, banheiros com barras laterais, área de convivência em cada andar, quartos com menos pessoas, além de itens mais sutis para melhorar a estadia dos idosos.


"O detalhe laranja nas janelas representa a alegria de viver. Queríamos o ambiente bem alegre, numa leitura de fácil entendimento, especialmente para os moradores", diz Othake, que foi conferir o andamento do projeto na sexta-feira (3). "Os andares, com nome de flores [para mulheres] e de pássaros [para homens], devem colaborar para o bem-estar do idoso", afirma.
A Morada Nova Luz No final de semana antes da inauguração, as equipes trabalharam em dobro. O ambiente estava cheio de caixas empilhadas, carregadores transitando, ajustes sendo feitos e barulho de furadeiras e martelos. A estrutura do antigo hotel, que tem a mesma idade de seus futuros moradores, foi aproveitada na obra, algo que exigiu atenção dobrada na segurança e muitos retoques, afirma Ricardo Viana, engenheiro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.


Época
link do postPor anjoseguerreiros, às 11:18 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO