notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
7.7.09

RIO - O Ministério Público (MP) do Rio pediu nesta segunda-feira a prisão de 30 policiais militares acusados de matar inocentes em operações que deveriam combater criminosos. A iniciativa do MP é inédita. A Justiça vai analisar o pedido de prisão, e a decisão pode sair ainda nesta semana. Os policiais poderão responder por homicídio. Leia mais no site G1.
Os casos foram registrados como auto de resistência, quando o policial alega que matou para se defender. No Rio, nos últimos seis anos, são três ocorrências desse tipo, em média, por dia. Os números chamaram a atenção do MP estadual, que passou a fazer reconstituições dos casos para questionar a versão dos PMs.
De 20 mortes investigadas em 2007 e 2008, apenas duas vítimas tinham passagem pela polícia. Todos eram jovens de 14 a 29 anos. Os laudos da perícia revelam que a maioria dos tiros foi à queima roupa ou pelas costas.
- Isso é atividade típica de grupo de extermínio, evidenciada pelas provas técnicas, que afastou a versão dos policiais de que houve confronto, de que a hipótese é de auto de resistência e evidencia a execução sumária das vitimas", afirmou o promotor Alexandre Themístocles.


O Globo On Line
link do postPor anjoseguerreiros, às 07:40  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
blogs SAPO