notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
13.5.09

A costureira Vera Lúcia dos Reis, 46, levou um susto quando descobriu que seu filho Deleon de Oliveira, 22, tinha uma namorada -e mais ainda quando ele contou que tinha tido uma relação sexual. O jovem tem deficiência mental, e Vera diz que o via como "uma eterna criança". "Nem imaginava que ele sabia o que era sexo", afirma.
Foi quando ela pediu à Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), onde ele é atendido, que o incluísse em um novo projeto: um grupo de sexualidade para deficientes intelectuais.
A psicóloga Denise Teixeira, coordenadora, usa dinâmicas, música e expressão corporal para abordar o tema entre os 18 participantes (foto).
Bonecos e materiais de silicone ajudam na abordagem de sistemas reprodutores, anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis. "A abstração é algo complexo para eles. Eles precisam de coisas concretas, têm de pegar para aprender", conta Teixeira, que descobriu que a maioria já tinha tido relação sexual, mas ninguém sabia colocar a camisinha.
O sexo na deficiência intelectual é um tema delicado. "Fisicamente, eles têm desenvolvimento normal. Têm as mesmas necessidades que nós", diz. Uma pesquisa da Avape com 145 pais mostrou que 70% deles não orientam os filhos sobre o assunto. Sem informação, eles ficam vulneráveis a assédio e abuso. Alguns deles contaram experiências do tipo nas reuniões.
Também é trabalhada a afetividade. "Quando eles descobrem o prazer, passam a buscá-lo não importa como, com quem ou onde. Tentamos resgatar o respeito por eles e pelos outros."
Uma vez por mês, há uma reunião com os pais. O conselho de Teixeira para quem tem um filho deficiente intelectual é que converse sobre o assunto. Se os pais não se sentirem à vontade, devem procurar um profissional que os auxilie. "O que não pode é negar o tema", afirma.

POR FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

AVAPE - Associação para Valorização e Promoção dos Excepcionais
link do postPor anjoseguerreiros, às 10:30 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO