notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
9.7.09
SÃO PAULO - Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e realizada em 13 universidades do Rio e de São Paulo mostrou que a lei seca está mudando o comportamento dos jovens nas duas maiores cidades do país. A pesquisa foi feita durante uma semana e ouviu 1.030 estudantes universitários.
O estudo comparou o comportamento do jovem nos últimos três anos, antes e depois da lei seca. Hoje, metade dos jovens ouvidos na pesquisa, sai à noite para se divertir, dirige e não bebe. Antes da lei, em 2007, um número menor de estudantes saia dirigindo sem beber: 36%.
- Eu tenho consciência. É muito caro o prejuízo para minha vida e para o meu bolso também - diz a estudante Michele Santos.
Mas ainda é alto o percentual de quem anda de carona com amigos que dirigem depois de beber, quase 80% dos entrevistados. Outro dado expressivo. Antes da lei, 6% dos estudantes admitiam ir e voltar dirigindo mesmo bebendo muito. Hoje, apenas metade ainda tem esse hábito.
- Onde existe a fiscalização, há mais respeito pela lei seca e o jovem está muda o seu comportamento. Dessa maneira nós vamos diminuir os acidentes - afirma José Sérgio Franco, da Sociedade Brasileira de Ortopedia.
Mas na opinião de muitos jovens, apesar de positivos, os números da pesquisa podem melhorar se houver mais campanhas de educação.
- Funciona se houver punição mesmo. A única forma fazer as pessoas usar o cinto de segurança foi assim. A bebida vai ter que ser pelo mesmo caminho - acredita o estudante Maurício Cavadas.


O Globo On Line
link do postPor anjoseguerreiros, às 11:40  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
blogs SAPO