notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
14.6.09
RIO - Cerca de 80 voluntários aderiram à campanha "Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e Convide Alguém a Doar", promovida pelo Ministério da Saúde na Zona Sul do Rio de Janeiro neste domingo, Dia Mundial do Doador de Sangue. Uma unidade móvel do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) faz a coleta em Copacabana.
- Cheguei aqui na praia e quando vi que estavam fazendo coleta de sangue resolvi participar. Havia tentado doar uma vez, na própria sede do Hemorio, mas como tinha que trabalhar não deu tempo. Hoje aproveitei que estava com tempo - explicou a advogada Eliane Calderone, para quem este tipo de campanha é fundamental "pois ainda falta consciência por parte da população da importância de se doar sangue".
O diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio, Oscar Berro, lamentou que o Brasil tenha o número de doadores aquém do que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Menos de 1% da população brasileira doa sangue. Estamos muito longe dos 2% preconizados pela OMS e dos países desenvolvidos no desenho social. São menos de 300 doadores por dia aqui no Rio, e o mínimo necessário seriam 350 doadores - disse.
A proposta da campanha, segundo o diretor, é que as pessoas doem sangue com regularidade.
-Muitos só se lembram de doar sangue em momentos emergenciais e se esquecem que o sangue demora entre 24 e 48 horas para ser processado, devido aos testes para não transmitir doença, e acaba não salvando a vida da pessoa para quem o sangue foi doado.
Berro lembrou que qualquer pessoa saudável entre 18 e 65 anos de idade, com mais de 50 quilos pode "e deve doar sangue".
O Hemorio distribui sangue para cerca de 160 hospitais do Estado do Rio e funciona das 8h às 17h, todos os dias, na Rua Frei Caneca 8, no Centro.



O Globo On Line
link do postPor anjoseguerreiros, às 19:17 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO