notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
3.4.09
Não é escorregando no banheiro nem tropeçando em degraus que a maioria dos idosos sofre quedas e fraturas. É simplesmente andando.
O primeiro estudo sobre esse tipo de ocorrência no Brasil, que acaba de ser publicado, pode ajudar as famílias a cuidar melhor dos avós.
Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), muitos idosos sofrem queda por uma súbita perda de força muscular - às vezes provocada pela postura -, uma arritmia, dores e coisas do gênero.

Aos números:
- o estudo: foi realizado em hospitais do Rio, com 141 pessoas acima de 60 anos que sofreram fraturas por causa de quedas, entre 1998 e 2004- as quedas: 51,1% caíram enquanto andavam, 13,8% enquanto estavam parados, em pé, 12,8% em degraus ou rampas, 8,7% enquanto se levantavam (há outras causas)- onde: a maioria (65,7%) estava em sua própria casa, e o banheiro foi apenas o 4º lugar com maior número de ocorrências (12,7%)- ferimentos: 68,6% tiveram fratura de fêmur, e a maioria (99%) teve de passar por cirurgia
Casas de idosos costumam ter banheiros bem equipados, com apoios e pisos antiderrapantes. Eventualmente têm rampas e corrimões em escadas também.
Mas o que fazer para evitar esse tipo de queda, tipo, do nada? Mais apoios pela casa, em todos os cômodos, e no quintal? Algum tipo de exercício ou treinamento para que os vovôs e vovós saibam se proteger numa queda?
A gravidade de uma fratura para pessoas acima de 60 anos e as repercussões de toda ordem para eles e suas famílias justificam uma atenção especial a medidas preventivas.
O estudo não indica esses cuidados, mas dá uma indicação importante: 41% dos idosos haviam tido pelo menos uma queda nos 12 meses antes de sofrerem a fratura.


link do postPor anjoseguerreiros, às 12:29  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO