notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
15.2.09
RIO - Aliciados pela milícia, jovens estão deixando de ir ao colégio para trabalhar como cobradores de transporte alternativo em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, mostra reportagem de Ruben Berta e Sérgio Ramalho publicada neste domingo em "O Globo". São casos como o do jovem Júnior (nome fictício), de 15 anos. Todos os dias ele sai de casa com a mochila nas costas dizendo para a avó que vai para a escola municipal onde está matriculado para cursar o 6º ano. Mas, no lugar do banco escolar, Júnior ocupa o assento de uma das Kombis de transporte alternativo, onde recebe de 20 a 50 centavos por passageiro.
De acordo com o levantamento feito pelos repórteres, os estudantes são arregimentados por despachantes ligados à milícia que atua na região e chegam a trabalhar dez horas por dia como cobradores, sem segurança ou benefícios. A prática resulta em evasão de até 20% em alguns colégios da área.
O reflexo negativo do aliciamento dos jovens alarmou a secretária municipal de Educação, Claudia Costin. Durante uma série de reuniões com diretores de escolas no início do ano, a evasão provocada pelo trabalho dos adolescentes no transporte alternativo foi um dos fatos que mais chamaram a atenção. Na semana passada, Costin iniciou negociações em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento Social, para que os responsáveis que deixam seus filhos trocarem o colégio pelas Kombis sejam punidos mais rapidamente, com a suspensão de eventuais benefícios, como o Bolsa Família.
- É algo muito impressionante, que está acontecendo com crianças de 13, 14 anos. Atualmente, há um espaço muito grande entre a detecção na escola de que o aluno não está frequentando as aulas e o corte do benefício (do Bolsa Família). Queremos agilizar isso - afirmou Claudia.


link do postPor anjoseguerreiros, às 10:21 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO