notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
22.6.09
A chegada dos cabelos grisalhos geralmente não é bem vista pelas pessoas, mas o mecanismo que os produz pode estar nos protegendo do câncer, segundo estudo de pesquisadores no Japão.
Células-tronco são responsáveis por manter no nosso corpo o volume de melanócitos, células que produzem os pigmentos que colorem o cabelo. O cabelo fica grisalho quando o número de células-tronco nos folíolos capilares cai. Usando cobaias, Emi Nishimura, da Universidade Médica de Tóquio, descobriu a mecânica desse processo.
Quando os pesquisadores expuseram as cobaias à radiação e produtos químicos que afetam o DNA, células-tronco afetadas se transformaram permanentemente em melanócitos. Isso fez com que as células responsáveis pela pigmentação tivessem seu volume reduzido --o que significa que havia menos células-tronco capazes de manter esses níveis.
A equipe de Nishimura propõe que o mesmo processo leva à redução de células-tronco em pessoas mais velhas, especialmente porque as alterações no DNA das pessoas se acumulam com o passar dos anos.
David Fisher, da Universidade Harvard, que faz pesquisas sobre câncer, sugere que esse processo protege o homem do desenvolvimento de tumores, por desestimular a proliferação de células-tronco com DNA danificado. "Um efeito benéfico é a remoção das células potencialmente perigosas que têm pré-disposição cancerígena", diz.

New Scientist


Folha Online
link do postPor anjoseguerreiros, às 18:50 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO