notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
26.6.09
Luanda – O Mundo comemora hoje, 26 de Junho, o Dia internacional da luta contra o uso indevido e o tráfico ilícito de drogas, data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com vista a ajudar e sensibilizar as pessoas a tomarem consciência dos efeitos nocivos do consumo destes produtos.
A juventude de hoje, a cada dia, encontra-se ameaçada pelo uso indevido e tráfico ilícito de drogas causada pelo engano daqueles que, sem importar o dano que causa as pessoas, se enriquecem a costa de suas vidas.
Este ano, que se comemora sob o tema “Abraça a vida afastando as drogas”, sintetiza o melhor ponto de partida para enfrentar qualquer problema.
Estima-se que, segundo a OMS, 200 milhões de pessoas, em todo o mundo, consumam drogas ilícitas. Isso representa 4,7% dos habitantes do planeta com mais de 14 anos.
Estes números, por si só, são suficientemente alarmantes, mas os efeitos do uso de drogas vão muito além dos indivíduos envolvidos e causam danos incalculáveis à sociedade, em termos de saúde, sociais e económicos, inclusive na propagação do VIH-SIDA.
O tema sublinha ainda a necessidade de que as crianças, as famílias, os coetâneos (pessoas de mesma idade), os professores e as comunidades falem acerca do abuso de drogas, admitam que é um problema e assumam a responsabilidade de fazer algo em relação a ele.
O apoio dos pais que se preocupam com os filhos e os ouvem tem-se revelado um dos mais importantes factores de protecção contra o uso indevido de drogas. Mas, em relação aos milhares de jovens de todo o mundo que não têm a sorte de contar com um meio familiar que os apoie.
O fenómeno do abuso de drogas é, muitas vezes, uma consequência de problemas subjacentes ou o sintoma de um mal-estar de carácter mais geral. Por isso, é importante falar das possíveis causas deste fenómeno e não referir-se a ele apenas isoladamente.
Falar sobre droga é a única maneira de romper o silêncio, o estigma e a exclusão que rodeiam os toxicodependentes e que só servem para agravar o problema. Também é indispensável falar abertamente do problema numa fase inicial, se quisermos evitar que se torne crónico.
O Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que hoje celebramos, recorda-nos que todos devemos desempenhar o papel que nos compete. De acordo com uma mensagem do Secretariado Geral da ONU, consumir drogas ou não é uma questão de opção – uma opção que deve ser feita com conhecimento de causa.
No entanto, há demasiadas pessoas no mundo que estão mal informadas sobre os efeitos potencialmente devastadores das drogas. É por esta razão que se necessita trabalhar em prol de uma educação melhor e de uma maior sensibilização, a fim de prevenir o abuso de drogas.
Há a necessidade de uma orientação mais sistemática por parte dos governos com exemplos melhores de casos em que os efeitos nocivos do consumo de drogas não afectam apenas os indivíduos que as consomem, mas também outras pessoas.

A droga causa problemas de saúde e mentais. Quando causam dependência, podem trazer sofrimento para os que as consomem e para as pessoas com quem eles convivem habitualmente.

Quando consumidas via intravenosa, podem contribuir para a propagação de doenças mortíferas, especialmente o HIV/AIDS (VIH/SIDA). Quando produzem os seus efeitos devastadores, não respeitam limites de classe social, raça ou ocupação, nem limites geográficos.

Deve-se também desenvolver esforços no sentido de reduzir a oferta – através da aplicação da lei e trabalhando com os países produtores com vista a oferecer aos agricultores alternativas sustentáveis à produção de culturas ilícitas. Ao fazê-lo, deverá se procurar combater simultaneamente a pobreza e a oferta de droga.

Este Dia Internacional de Luta Contra o Abuso de Drogas serve para nos lembrar que todos têm uma contribuição a dar.



Angola Press
link do postPor anjoseguerreiros, às 14:35 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO