notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
6.4.09
SPPT, SOCESP e APM realizam curso de educação em tabagismo

Curso de atualização em tabagismo em 20 regiões-chave do Estado qualificará profissionais de medicina para combater o mal que mata 200 mil brasileiros ao ano
A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e a Associação Paulista de Medicina (APM) acabam de formar uma poderosa frente de combate e orientação sobre os males e o tratamento do tabagismo. De 25 de abril a 3 de outubro de 2009, promoverão 20 cursos de reciclagem profissional e atualização científica com o intuito de capacitar e atualizar a comunidade médica na assistência à população em todo o estado de São Paulo, conforme antecipa o presidente da SPPT, José Eduardo Delfini Cançado. Os simpósios serão abertos a pneumologistas, cardiologistas e a médicos das demais especialidades e conta com o apoio da Pfizer. O curso terá cinco aulas, com duração total de três horas e meia. Ocorrerá aos sábados e a expectativa é ter uma audiência expressiva. Será um espaço para discussões, trocas de experiências e métodos aplicados, além de divulgar novidades sobre tratamentos e o atendimento ao paciente tabagista. De acordo com o dr. Gustavo Prado, diretor de assuntos científicos da SPPT, trata-se de uma parceria histórica do ponto de vista da responsabilidade social e fundamental para esclarecer a classe médica. “O tabagismo é uma doença que se alastra em velocidade enorme. Tem sérios impactos em indicadores de doenças e de mortalidade geral, principalmente por doenças cardiovasculares, respiratórias e neoplasias”. Aliás, estatísticas dão conta de que, atualmente, o tabagismo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, por 25% das que ocorrem devido às doenças coronarianas, 85% das conseqüentes de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e 25% dos óbitos por doença cerebrovascular. Outros males também relacionados ao uso do tabaco são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.


Brasil: 200 mil mortes ao ano

De fato é um problema que preocupa todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), chegaremos em 2030 somando mais de oito milhões por ano, e 80% desses óbitos acontecerão nos países em desenvolvimento, entre os quais o nosso. Metade dessas mortes atingirá pessoas em idade produtiva, entre 35 e 69 anos. No Brasil, hoje, estima-se que, a cada ano 200 mil cidadãos morram precocemente devido às doenças causadas pelo fumo. Em São Paulo, recente pesquisa da SOCESP, encomendada ao Datafolha, aponta que 95% dos cidadãos têm total consciência de que fumar é um fator de risco para complicações cardíacas. Portanto, a alta taxa de fumantes só se explica pela dependência e pelos fatores comportamentais que dificultam o abandono do cigarro. É nesse quadro que a orientação médica assume ainda maior importância, já que um tratamento adequado aumenta consideravelmente as chances de largar o cigarro.

Segundo a SOCESP, um dos objetivos dessa ação de atualização científica é conscientizar a classe médica de seu essencial papel na luta contra o tabagismo, pois, além da atuação decisiva na assistência, os profissionais de medicina são multiplicadores de informação. A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Machado Curi, para quem a parceria entre a APM, SOCESP e SPPT tem tudo para abrir uma nova perspectiva para os que buscam apoio para se livrar desse mal, entre outros aspectos positivos.

Programa de Educação Continuada em Tabagismo SPPT/ SOCESP/APM.

Presidente Prudente 25/Abril.

São Paulo 09/Maio.

Ribeirão Preto 09/Maio.

Campinas 23/Maio.

São Bernardo do Campo 23/Maio.

São Caetano do Sul 23/Maio.Guarulhos 30/Maio.

Marília 30/Maio.

Jundiaí 20/Junho.

Barueri 20/Junho.

Osasco 20/Junho.Cotia 20/Junho.

Bauru 27/Junho.

Botucatu 27/Junho.

Avaré 27/Junho.

São José dos Campos 27/Junho.

Piracicaba 01/Agosto.

Americana 01/Agosto.Limeira 01/Agosto.

Araçatuba 01/Agosto.

São José do Rio Preto 15/Agosto.

Catanduva 15/Agosto.São Paulo 29/Agosto.

Sorocaba 19/Setembro.Santos 19/ Setembro.Guarujá 19/ Setembro.

Taubaté 26/ Setembro.

Franca 26/ Setembro.

Araraquara 03/Outubro.

São Carlos 03/ Outubro

CURSO DE EDUCAÇÃO EM TABAGISMO

RealizaçãoSPPT - SOCESP - APM

Mais informações www.sppt.org.brwww.socesp.org.br http://www.apm.org.br/



Fonte: RedaçãoeAgora.com.br
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 19:50 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO