notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
4.5.09



MURCIA, ESPANHA - Nem poluição, maré vermelha ou muito menos tubarão. As autoridades do Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO, na sigla em espanhol) estão em alerta com a presença de uma espécie de medusa (água-viva) considerada perigosa para o ser humano na costa de San Pedro del Pinatar, em Murcia.
A caravela portuguesa (Physalia physalis) - que tem um aspecto gelatinoso e cujos tentáculos submergidos podem alcançar até 30m de altura - possui uma picada que "pode ser fatal", segundo o especialista Ignacio Franco. As informações são da agência Europa Press.
O membro gelatinoso do animal tem uma coloração azul e violeta, além de medir entre 10 e 15 cm. A Physalia physalis, vinda do oceano Atlântico, não havia sido detectada nas praias de Murcia desde 1989, quando o próprio Franco avistou-a no balneário de La Llana.
A picada do animal é feita através do contato dos tentáculos com o homem, onde libera um veneno urticante com efeitos iniciais de irritação, inchaço e vermelhidão na pele. De acordo com o especialista, "os banhistas precisam ficar atentos porque o veneno pode causar taquicardia, suor, tontura e dificuldades respiratórias que podem terminar em parada cardíaca".
- O contato pode ser fatal principalmente para idosos e crianças. Entre 30 e 50% das pessoas afetadas acabam no hospital - afirmou.

Brasil
Existem mais de mil espécies de águas-vivas espalhadas pelo mundo, mas duas delas geralmente causam alguns problemas aos banhistas no litoral do Brasil, principalmente em São Paulo, como a Chiropsalmus quadrumanus e a Tamoya haplonema. As espécies encontradas na costa brasileira são pouco perigosas e, até hoje, não existem relatos de contatos fatais entre esses animais marinhos e os seres humanos.


fonte: JB On Line
link do postPor anjoseguerreiros, às 07:52 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO