notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
7.5.09

Prefeitura estuda instalar bafômetros em escolas secundárias

A prefeitura da cidade argentina de San Francisco, que fica na Província de Córdoba, a 600 km a oeste de Buenos Aires, decidiu punir com multas os pais de jovens menores de 18 anos que abusarem de bebidas alcoólicas.
Segundo o Tribunal Administrativo de Faltas Municipais, ligado à prefeitura de San Francisco, 32 pais já receberam notificações por infrações cometidas pelos filhos desde que a medida entrou em vigor, há cerca de um mês. As multas variam de cem pesos a mil pesos (cerca de R$ 570).
Dezenove dos pais multados recorreram da notificação, com um pedido de desculpas ou uma justificativa pela falha do filho.
Estes casos estão sendo analisados pela juíza do Tribunal Administrativo de Faltas, segundo afirmou à BBC Brasil a presidente da Câmara de Vereadores de San Francisco, a vereadora governista Graciela Brarda de Almada, que apoiou a medida.
"Nosso objetivo é dar responsabilidade aos pais. E acho que estamos conseguindo isso. Muitas vezes, os pais acham que o Estado deve ser o responsável por educar seus filhos. Mas isso não está certo. Por isso, apoiamos e aprovamos a medida", disse a vereadora.

"Valores"

A fiscalização de quanto o jovem bebeu é feita com bafômetros e de surpresa, em diferentes horários e lugares, em uma operação conjunta com participação de pais, voluntários e policiais.
Os pais dos infratores são punidos quando os jovens são flagrados depois de terem bebido mais do que o equivalente a uma lata de cerveja.
Segundo Almada, que foi diretora de escola primária, as medidas para "restabelecer valores" incluem ainda multas para os pais dos jovens que cometerem algum ato de vandalismo contra monumentos históricos nas praças públicas, por exemplo.
"O governo municipal, por meio da Secretaria de Educação, e os legisladores estão trabalhando em conjunto com uma série de medidas que têm o mesmo objetivo: o de que todos assumam suas responsabilidades", afirmou a vereadora.
Ela afirmou que as medidas estabelecem que os pais dos menores de idade são "corresponsáveis" pelo atos irregulares dos filhos.
Até agora, nenhum pai reclamou da medida e já podemos perceber seus efeitos na vida da cidade.
Graciela Brarda de Almada, presidente da Câmara de Vereadores de San Francisco
A vereadora acrescentou ainda que a medida do Executivo foi aprovada por unanimidade, em dezembro do ano passado, pela Câmara de Vereadores.
"Até agora, nenhum pai reclamou da medida e já podemos perceber seus efeitos na vida da cidade", afirmou.

Escolas

Segundo a imprensa local, o prefeito de San Francisco, Martín Llaryora, decidiu realizar uma "cruzada" contra as bebidas alcoólicas entre os menores de idade.
Ele informou recentemente que pretende usar bafômetros também nas escolas de segundo grau, já que os professores teriam se queixado que alguns alunos chegam à sala de aula com sinais de terem bebido demais.
Além das multas para os pais dos jovens, o governo e a Câmara analisam agora medidas legais para que os envolvidos passem a realizar também trabalhos comunitários.
A cidade de San Francisco possui 64 mil habitantes.

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil
link do postPor anjoseguerreiros, às 10:48 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO