notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
26.4.09
CIDADE DO MÉXICO - O Governo do México anunciou medidas drásticas para conter o surto de gripe suína que já matou mais de 80 pessoas no país, levou 1,3 mil mexicanos a ficarem internados nos hospitais com sintomas da doença e contaminou, nos Estados Unidos, 11 pessoas. As escolas da capital e de mais dois estados ficarão fechadas até o dia 6 de maio. Além disso, todos os eventos públicos, inclusive as missas e as partidas de futebol deste domingo, foram cancelados. Bares e restaurantes da capital estão fechados.
Neste sábado, a diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, disse que o surto de gripe suína pode virar uma pandemia . O surto está sendo provocado por uma combinação jamais vista de um vírus aviário, um humano e dois suínos (um de origem europeia e outro asiático).
O governo mexicano já anunciou que fará uma vacinação em massa. O governo brasileiro, por sua vez, acionou um gabinete de emergência para acompanhar gripe suína , enquanto a Vigilância Sanitária intensifica o controle em portos e aeroportos brasileiros para conter o avanço da doença.
Um comitê emergencial de especialistas vai aconselhar a OMS sobre questões incluindo possivelmente a mudança no nível de alerta de pandemia da OMS, atualmente em 3 numa escala que vai do 1 ao 6. É "prematuro demais nesse estágio" para a OMS anunciar qualquer alerta de viagem, uma vez que melhores análises dos casos e outros dados clínicos são necessários, afirmou.
- Ainda não temos um cenário completo da epidemiologia ou risco, incluindo possível disseminação além das áreas afetadas - apontou Chan. - Apesar de tudo, na avaliação da OMS, esta é uma situação séria.
As autoridades francesas anunciaram que há dois casos suspeitos de gripe suína em Paris, sob investigação. O diretor geral da Vigilância Sanitária da França, Didier Houssin, falou que não faltarão novos casos.
Funcionários americanos de saúde também estão investigando denúncia de uma escola particular no Queens, em Nova York, onde pelo menos 75 alunos ficaram doentes com sintomas parecidos com o da gripe suína. O governo afirmou que os alunos da Escola Preparatória St. Francis reclamaram na quinta-feira de náusea, febre, tontura e dores pelo corpo. Alguns deles informaram que viajaram recentemente para o México.
O ministro da Saúde da Nova Zelândia, Tony Ryall, também disse que dez estudantes que voltaram recentemente do México podem estar infectados com o vírus, já que apresentaram resultados positivos no exame de influenza.
Na sexta-feira, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos ( CDC, na sigla em inglês) disse que é tarde demais para conter o surto de um novo tipo de gripe .

Como ocorre o contágio
Diferentemente da gripe aviária, o vírus, de origem suína, é disseminado apenas entre humanos. O contágio é por contato físico, espirros ou tosses, e os sintomas, parecidos com o de uma virose comum: febre, tosse, dor de garganta, vômito e diarreia.



fonte:http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/04/26/governo-do-mexico-anuncia-medidas-drasticas-para-conter-surto-de-gripe-suina-755441962.asp

tags: ,
link do postPor anjoseguerreiros, às 09:31  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO