notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
9.1.09
A médica Analíria Pimentel, presidente do 33º Congresso Brasileiro de Pediatria, participou de um bate-papo no JC OnLine, onde tirou dúvidas sobre vacinas e doenças infecciosas infantis. Acompanhe!
JC OnLine fala para Todos: O JC OnLine inicia agora bate-papo com a médica Analíria Pimentel, presidente do 33º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece de 6 a 11 deste mês, no Recife
Analiria Pimentel fala para Todos: Olá, internautas. Estou aqui à disposição de todos para responder as dúvidas sobre vacinas e doenças infecciosas infantis.
Curioso pergunta para Analiria Pimentel: Qual a importancia da vacinação?
Analiria Pimentel fala para curioso: A vacinação é importante para a proteção do indivíduo quando este entra em contato com um agente infeccioso.
Ivo pergunta para Todos: o que representa a furunculose em crianças com até 08 anos
Analiria Pimentel fala para Ivo: Normalmente a furunculose nesta idade é devido às mãos sujas, em que as bactérias tipo estreptococos entram na nossa pele. Nessa idade, a proteção da pele ainda não é perfeita.
vania pergunta para Todos: a criança com 10 anos que ainda não tomou a vacina contra catapora é aconselhável ainda tomar nessa idade?
Analiria Pimentel fala para Vania: A vacina de catapora deve ser aplicada em toda criança a partir de um ano de idade. No adulto e na criança maior, a catapora é considerada doença grave em virtude de suas complicações, como pneumonias, meningite e doenças de pele severas. Portanto, deve ser vacinada.
Sandra pergunta para Analiria Pimentel: tenho dois filhos, seis e quatro anos, gostaria de saber sobre a eficácia da vacina contra meningite.
Analiria Pimentel fala para Sandra: Contra a miningite nessa idade, temos apenas uma vacina que vale a pena ser aplicada. É a vacina contra o meningococo tipo C. As outras só em caso de doenças especiais, pois são vacinas polissacarídicas cuja proteção não é considerada eficaz.
FuturoPapai pergunta para Analiria Pimentel: Quais vacinas eu tevo dar ao meu filho que vai nascer?
Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: O recém-nascido deve receber como primeiras vacinas: BCG (tuberculose) e Hepatite B.
Curioso pergunta para Analiria Pimentel: como posso ficar informado sobre as campanhas de vacinação?
Junior pergunta para Analiria Pimentel: Pediatra so trata de crianças?
Analiria Pimentel fala para curioso: Normalmente as campanhas de vacinação pelo Ministério da Saúde são divulgadas pela mídia.
Analiria Pimentel fala para Junior: Pediatra, sim. Mas o hebiatra é o pediatra que trata do adolescente. Alguns pediatras com formação ou especialização em tratar o adolescente atende a crinaças e jovens de até 18 anos.
FuturoPapai pergunta para Analiria Pimentel: Quais as vacinas indispensaveis para crianças ate 2 anos?
Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: Até dois anos são indispensáveis: vacina contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e hemófilos B. A partir de um ano, a tríplice viral, ou seja, sarampo, papeira e rubéola. Essas são as vacinas indicadas pelo Min. da Saúde. Outras vacinas são encontradas em rede privada e são importantes na prevenção de: pneumococos 7 e 23 e contra meningite C. A vacina de gripe está indicada para todas as crianças a partir dos 6 meses de vida pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: Na primeira consulta com o pediatra do seu filho, ele irá lhe orientar quais as vacinas que você deverá aplicar de acordo com a idade. É importante ter sempre à mão a sua caderneta de vacina.
LALA pergunta para Analiria Pimentel: como saber sobre vacinas que não são fornecidas pelo Ministério da Saúde?
Analiria Pimentel fala para LALA: Como já falamos, vacina contra pneumococos 7 e 23 e contra meningite C. A vacina de gripe está indicada para todas as crianças a partir dos 6 meses de vida pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria.
Junior pergunta para Analiria Pimentel: Na fase de desmame, qual deve ser alimentação para esse periodo em diante?
GUGU pergunta para Analiria Pimentel: Boa Tarde!
FuturoPapai pergunta para Analiria Pimentel: O serviço público de saúde disponibiliza médicos pediatras de qualidade? Dá para levar o meu filho com segurança em um posto de saúde?
Analiria Pimentel fala para Todos: Junior, o que você entende por desmame? É após os seis meses de vida? Caso seja positivo, devem ser introduzidas as sopinhas, papinhas de frutas e sucos. Se a mãe for trabalhar fora e não tiver condição de armazer seu leite, é que infelizmente, indicaremos o leite artificial (de vaca).
Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: Toda escola médica teoricamente forma bons médicos. No serviço público, hoje em dia, só é admitido este profissional por concurso, consequentemente, deve ter uma boa formação.
FuturoPapai pergunta para Analiria Pimentel: Analiria, qual o maior perigo que um recen-nascido pode passar nos tempos atuais pela omissão dos pais que não levam seus filhos para um pediatra?
Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: É ficar sem uma boa orientação com respeito à prevenção, acompanhamento de sua curva de crescimento e desenvolvimento dentro do padrão da normalidade e outras coisas.
Ivo pergunta para Analiria Pimentel: É importante vacinar crianças contra a miningite bacteriana?? com até que idade??
Analiria Pimentel fala para Ivo: Para a meningite bacteriana, dependendo da idade, a única vacina que tem uma boa proteção é contra a meningite tipo C. A partir dos dois meses de vida.
GUGU pergunta para Analiria Pimentel: Drª Analiria - tenho uma filha de 03 anos e ela tem apresentado alguns furúnculos, o que poderia ser o causador destes sintomas?
Analiria Pimentel fala para GUGU: Nessa idade a furunculose é liga à falta do hábito de lavar as mãos e as bactérias se encontram na natureza. A pele sem uma boa proteção propicia ao aparecimento desta furuculoses, cujos agentes são o estreptococos e o estafilococos. É importante orientar sua filha a sempre lavar as mãos após as brincadeiras com areia, pois essas bactérias são contagiosas e por isso que quando se tem um furúnculo, normalmnete, aparecem outros e outros na pele.
FuturoPapai pergunta para Analiria Pimentel: Existe uma super-vacina, que de uma vez imunizasse a criança, evitando idas e vindas ao médico?
Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: Este é o sonho de todo médico e, infelizmente, a tecnologia não conseguiu ainda esta super-vacina. Até seis meses de vida, seu bebê deve ir ao pediatra para acompanhamento não somente do peso e estatura, mas também de todo o tipo de orientação.
Analiria Pimentel fala para Todos: O 33º Congresso Brasileiro de Pediatria será realizado no Recife, no Centro de Convenções, onde se espera pediatrasde todo o Brasil e do exterior, um público de, em média, 5 mil pessoas. Os pediatras, que ainda não se inscreveram, poderão fazer suas inscrições no local, a partir das 7h30 do dia 6/10 (sexta). O Congresso acontece no período de 6 a 11 de outubro. Toda clínica médica pediátrica e do adolescente estará sendo abordada por especialistas do Brasil e de 22 países.
Analiria Pimentel fala para Todos: Para maiores informações (81) 3265.7419 - secretaria local.
FuturoPapai pergunta para Analiria Pimentel: Escutamos muito falar em rota-virus e seus riscos, mas o que realmente isso significa? Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: Por um lapso, omiti a vacina contra rotavírus que se encontra disponível na rede pública e deverá ser aplicada sua primeira dose no segundo mês de vida e a segunda dose até 5 meses e meio. Esta vacina irá proteger o seu bebê de uma infecção intestinal causada pelo vírus chamado Rotavírus, responsável por diarréia, vômitos e desidratação, tendo como conseqüência, a possibilidade de internamento.
FuturoPapai pergunta para Analiria Pimentel: uma ultima pergunta, para todas essa vacinas nao existe nenhum tipo de contraindicaçao?
Giu pergunta para Analiria Pimentel: Dra. Analiria Pimental, gostaria de saber se a sra. trabalha com o plano de saúde CAMED?? estou atualmente com uma pediatra particular pois ela só aceita sulamerica e bradesco... então estou querendo um(a) boa pediatra para meu filho
Analiria Pimentel fala para FuturoPapai: Existe. Crianças com doenças ligadas à deficiência imunológica, alergia aos componentes das vacinas, em uso de drogas imunodepressoras são as principais contraindicações de vacinas. Por isso a improtância do acompanhamento do seu pediatra para a orientação devida.
Analiria Pimentel fala para Giu: Eu atendo pela sua rede médica.
GUGU pergunta para Analiria Pimentel: Drª Analiria, para as crianças que apresentam peles ressecadas, qual seria a orientação?
Giu pergunta para Analiria Pimentel: Dra. Analiria Pimental meu filho tem 5 meses e ainda não dei a vacina particular "Prevenar", gostaria de saber se ela realmente é importante??
Analiria Pimentel fala para GUGU: A pele ressecada tem várias causas. É prudente você procurar um especialista pois pele ressecada pode ser desde um problema ocasionado por um tipo de produto que você esteja usando (sabonete, shampoo) a doenças ligadas ao sistema imunológico.
Analiria Pimentel fala para Giu: A vacina pneumo 7 (Prevenar) é uma excelente vacina com proteção para mais de 10 anos e deve ser aplicada principalmente para crianças que têm problemas respiratórios (sinusite, otite e pulmonares).JC OnLine fala para Analiria Pimentel: O JC OnLine agradece a todos que participaram do bate-papo. Estaremos publicando a íntegra do chat em alguns minutos. Estejam atentos à nossa agenda!
Analiria Pimentel fala para Todos: Agradeço a oportunidade de poder transmitir orientação a todos aqueles que se interessam pelo bem-estar e saúde de seus filhos. Encontro-me à disposição na clínica Consúltórios Especializados, na Avenida Parnamirim, nº 95, Parnamirim - Recife. Telefone: (81) 3268.1500 e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, setor de vacinas.

fonte:TVJORNAL
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 19:17  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO