notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
19.5.09
SÃO PAULO - A secretaria estadual da Educação de São Paulo mandou recolher mais de mil exemplares de um livro distribuído como apoio a leitura para alunos de nove anos, da terceira série do ensino fundamental. O livro "Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol" é uma coletânea de histórias em quadrinhos de vários autores sobre futebol. Mas as histórias são recheadas de palavrões, piadas de duplo sentido, referências a agressões físicas e verbais e palavrões, além de imagens de mulheres seminuas. O livro chamou a atenção de coordenadores pedagógicos.
Esse é o segundo caso de problemas com o material escolar registrado nas escolas estaduais de São Paulo neste ano. Em março, alunos da 6ª série do ensino fundamental receberam livros com informações erradas , em que o Paraguai aparecia duas vezes no mapa e o Equador não era citado.
De acordo com a coordenadora de Pedagogia da Unicamp, Angela Soligo, o conteúdo do livro reforça a banalização do sexo e "deseduca".
- O livro traz preconceito, caricaturas, palavrões e uma visão deturpada da sexualidade - diz Angela.
O material seria usado no programa Ler e Escrever, que reforça a alfabetização de crianças, e os alunos poderiam levar o livro para casa ou usar na própria escola. A secretaria confirmou a compra dos livros, e diz que eles estavam entre os mais de 800 títulos comprados para o programa. Os livros começaram a ser entregues às escolas na semana passada.
Em entrevista ao SPTV, o governador José Serra (PSDB) disse que houve "falha" na escolha. Ele afirmou ainda que foi aberta uma sindicância para punir os responsáveis. Os resultados da sindicândia devem sair em 30 dias.
- Isso evidencia falta de cuidado com a escolha do material didático. Quem comprou o livro não leu ou não tem formação adequada para perceber o erro - diz Angela.
O Globo On Line
link do postPor anjoseguerreiros, às 17:14 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO