notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
19.5.09

POR:Vanessa Farias

Aproveitando a semana do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, o deputado estadual Valter Araújo (PTB) promoveu uma audiência pública na tarde de ontem, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e revelou dados sobre os casos no Estado. “De 10 mil ocorrências registradas no ano passado, um total de 28,9% é de casos envolvendo pedofilia ou qualquer outro tipo de violência contra crianças e adolescentes”, afirmou.
Como presidente da Comissão Especial de Pedofilia no Estado, o deputado afirma que apesar das leis estaduais serem recentes o objetivo de punir condutas pedófilas ou pornográficas infantis será reforçado pelo entendimento sobre a maneira correta de agir diante de casos detectados.
“A maioria das lei que temos voltadas para esse assunto são novas e nós ainda precisamos trabalhar com a questão das redes de saúde e educação para detectarmos o problema com mais clareza e melhor atendermos às vítimas. O problema não tem classe social e esfera religiosa ou política, as coisas estão acontecendo e tem muita gente ‘grande’ envolvida”, declarou Valter Araújo.
No evento, dezenas de representantes de entidades voltadas ao cuidado dos direitos e defesa da criança e do adolescentes assistiram à palestra de Renato Oliveira, advogado de Direitos Humanos de Fortaleza (CE) e de Guilherme Shelp, procurador da República, que falaram sobre a importância da denúncia e da maneira diferenciada de atendimento às vítimas.
O juiz da Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente, Álvaro Kálix Ferro garante que Porto Velho é uma das cinco cidades do país que tem uma vara especializada. “Uma das principais coisas que precisamos para desenvolver esse trabalho nós já temos desde 2001, que também trabalha com a violência na família baseada na Lei Maria da Penha”, contou. Para Valter, a audiência servirá como ponto de partida para uma maior estruturação das redes de combate e treinamento de pessoal em todo o Estado.

FONTE:DIÁRIO DO AMAZONAS
link do postPor anjoseguerreiros, às 21:39  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
blogs SAPO