notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
27.3.09
Estudo mostra que quem fica corado ao tomar bebidas alcoólicas tem mais chance de desenvolver câncer de esôfago. A vermelhidão é causada pela deficiência de uma enzima que metaboliza o álcool.

Algumas pessoas ficam com o rosto vermelho quando ingerem bebidas alcoólicas e acham isso normal. Mas um estudo, publicado nesta semana na revista Plos Medicine, diz que isso pode ser sinal de um maior risco de desenvolvimento de câncer de garganta.
A vermelhidão, que muitas vezes é acompanhada de náusea e batimentos cardíacos acelerados, é causada pela deficiência numa enzima chamada ALDH2. Cerca de um terço da população da Ásia tem deficiência dessa enzima – daí a tendência de esses povos ficarem corados depois de beber. Para essas pessoas, menos de meia garrafa de cerveja já é suficiente para desencadear reações nessa enzima. O processo dificulta o metabolismo do álcool e causa o acúmulo de uma toxina que deixa a pele avermelhada. “Estamos tentando chamar a atenção de médicos e pacientes com deficiência na enzima ALDH2. É um risco sério”, disse o médico Philip J. Brooks, autor do estudo e pesquisador do Instituto Nacional de Alcoolismo e Abuso do Álcool.
A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de esôfago, cuja chance de cura é baixa. Uma pessoa com deficiência na enzima e que bebe duas cervejas por dia tem um risco 6 a 10 vezes maior de desenvolver um câncer de esôfago do que uma pessoa sem a deficiência.
Brooks diz que há duas questões que dão a médicos um caminho mais fácil para saber se um paciente tem ou não deficiência da enzima. Uma é saber se a pessoa fica vermelha depois de um copo de cerveja e a outra é saber se ela, um ano após começar a ingerir bebidas alcoólicas, continua ficando vermelha.


link do postPor anjoseguerreiros, às 08:51 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO