notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
10.5.09
VITÓRIA - Um golfinho fêmea doente, encontrado no dia 28 de abril na praia de Santa Mônica, em Guarapari, no Espírito Santo, precisa de doações de medicamentos para se recuperar. O animal está instalado na sede do Planet Sub, em Guarapari, onde é monitorado por uma equipe do Instituto Orca. O órgão, que não recebe ajuda governamental e nem particular, precisa de dois tipos de antibióticos para continuar o tratamento do golfinho.
O presidente do Instituto Orca Lupércio Barbosa informou que Ada, nome dado ao golfinho fêmea, foi encontrada na arrebentação da praia de Santa Mônica durante a noite do dia 28 de abril. O animal estava fraco e não conseguia voltar para o alto mar.
Ada foi levada para um tanque utilizado pelo Instituto Orca dentro do Planet Sub e submetida a exames. As avaliações apontaram que não havia nenhum ferimento externo, mas que o golfinho pode estar com alguma infecção.
Para controlar a infecção enquanto ainda não há um diagnóstico preciso do animal, Ada está sendo medicada com Amicacina 500g, um antibiótico encontrado apenas em hospitais e distribuidoras. O Hospital da Polícia Militar (HPM) fez uma doação de oito ampolas para o tratamento nesta sexta-feira , mas o golfinho precisa de quatro ampolas a cada dia.
Ada apresentou melhora ao longo dos dias em que utilizou o remédio, mas devido à falta do medicamento, corre risco de piorar novamente caso não consiga novas doações.
O presidente do Instituto Orca disse que o animal precisa dos antibióticos Amicacina 500g e Cefotaxima 1g. Os dois medicamentos poderão controlar a infecção, enquanto o órgão busca formas de realizar exames de ultrassom, radiografia e tomografia em Ada.
O presidente do instituto pede ainda que as pessoas façam doações de peixes como tainhas, cavalinhas e espadas para alimentar o golfinho. Os peixes devem estar inteiros e frescos.
As pessoas interessadas em doar os medicamentos ou os peixes, devem entregar as doações no próprio Planet Sub, localizado no Clube Siribeira, em Guarapari, ou então na sede do Instituto Orca. O órgão fica localizado na rua São Paulo, nº23, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha.


O Globo On Line
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 17:32  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
blogs SAPO