notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
14.5.09
SALVADOR - A Secretaria de Saúde da Bahia está em alerta com o crescimento de casos de meningite tipo C, a forma mais grave da doença, no estado. Segundo dados da Sesab, o aumento é de 65% em relação ao mesmo período do ano passado. Cinco pessoas morreram por causa da doença em menos de uma semana no estado. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, já foram confirmados 309 casos na Bahia e 41 pessoas morreram, nove delas em Salvador.
Uma criança de apenas um ano morreu no último fim de semana com suspeita de meningite, em Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado. Segundo os médicos, a morte de Nicole Santos de Jesus foi provocada por meningite meningocócica. A família da menina diz que ela começou a sangrar pelo nariz e foi levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Dois dias após apresentar os sintomas, Nicole morreu.
A meningite tipo C é a forma mais grave da doença, evolui rapidamente e pode causar a morte em algumas horas. É transmitida por uma bactéria levada pelo ar ou pelo contato com a pessoa doente.A doença é caracterizada por febre alta, náuseas e vômito, letargia, intolerância à luz e rigidez do pescoço. A prevenção é a vacina.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde da Bahia, dez casos de meningite foram confirmados em Vitória da Conquista nos primeiros meses deste ano, a maioria do tipo viral. De acordo com a secretaria, todos os pacientes são levados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.
A unidade de saúde é referência para os casos de meningite. Dois pacientes estão internados na área de isolamento do hospital, e segundo os médicos, passam bem.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos registrado em Conquista até o momento está dentro da média anual, que é de 23 casos. Em 2008, duas pessoas morreram com a doença. Este ano uma morte foi registrada.


O Globo On Line
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 16:05  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
blogs SAPO