notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
19.6.09
Neste sábado, 20/06, todas as crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas!!!!

Desde 1980 o Brasil vem realizando campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite com o objetivo de controlar, eliminar e erradicar a doença. Apesar da América ter recebido em 1994 o Certificado de Erradicação da Poliomielite ainda há o risco de reintrodução dos polivírus selvagem no Brasil, devido à possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos ou pela ocorrência de surtos. “Daí, a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças menores de cinco anos para receberem a vacina contra a pólio. As quedas de cobertura vacinal podem favorecer o ressurgimento do vírus no país”, informa Disney Antezana.

O que é Poliomielite?
A Poliomielite é uma doença em erradicação pela vacinação dirigida pela OMS, causada por um vírus, que causa paralisia por vezes mortal.

História
A poliomielite é conhecida desde a pré-história. Em pinturas do antigo Egipto já aparecem figuras com membros flácidos atrofiados típicos da doença.O Imperador Romano Claudius foi paralisado na infância numa das pernas.A primeira descrição médica da doença foi feita por Jakob Heine em 1840 enquanto Karl Osakar Medin foi o primeiro a estudá-la seriamente em 1890, o que levou à sua denominação alternativa, doença de Heine-Medin.Em 1988, a OMS com o apoio de Rotary Internacional, no seguimento da erradicação do vírus varíola, estabeleceu o objetivo de através de campanhas de vacinação erradicar o poliovirus do planeta até ao ano 2000.

Mapa da incidência da doença hoje:

A Europa, a Austrália, América do Norte e a América do Sul já se encontram livres.

Na África há focos ativos na Nigéria, onde alguns imãs fundamentalistas recentemente declararam que a vacina é uma conspiração americana para esterilizar e infectar com SIDA/AIDS os homens nigerianos; enquanto na Ásia, na Índia ainda ocorrem casos todos os anos, bem como no Afeganistão e no Paquistão.

Recentemente, a Fundação Bill e Melinda Gates deu um importante donativo que foi igualado por Rotary Internacional no sentido de completar a última fase de erradicação da poliomielite.

O último caso de transmissão selvagem em Portugal foi em 1986, e no Brasil em 1989.

Progresso:
1988: 350 000 casos
1999: 7083 casos
2004: 1300 casos
2005: até 17 Maio: 205 casos



adorandoebordando - blog
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 13:29  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
blogs SAPO