notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
26.5.09
Assinalar angústias e esperanças. Debater e encorajar toda a população a espalhar a mensagem de solidariedade

O Dia Internacional da Criança Desaparecida é assinalado. A somar aos casos mediáticos que comunicação social dá conta, muitos outros se juntam, calando angústias e procurando esperanças.

A iniciativa de criar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas surgiu na sequência do rapto de uma criança de seis anos - Etan Patz - a 25 de Maio de 197Nos anos que se seguiram, varias organizações começaram a assinalar esta data, mas só em 1983 o Presidente dos Estados Unidos declarou o dia 25 de Maio como dedicado às crianças desaparecidas. Três anos mais tarde, esta data conheceu dimensão internacional.9 em Nova Iorque.

Na Europa, apenas a partir de 2002 é que este dia passou a ser assinalado pela Child Focus, uma organização europeia não-governamental (ONG), criada no seguimento do caso Dutroux das duas meninas desaparecidas na Bélgica em 1998.

Em 2004 a comemoração chegou a Portugal. O objetivo desta iniciativa é o de encorajar a população e a comunicação social a reflectir sobre todas as crianças que foram dadas como desaparecidas na Europa e no mundo. E também levar as autoridades a refletir na prevenção e nas estratégias a criar, em colaboração com as entidades responsáveis pela educação, a justiça e a segurança.

Decorre hoje, no auditório da Assembleia da República a II Conferência Europeia de Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente. Esta iniciativa, organizado pelo Instituto de Apoio à Criança, recebe vários especialistas nacionais e estrangeiros entre eles o presidente do Grupo Especialista em Crimes Contra Menores da Interpol, mas também representantes do Centro Internacional de Crianças desaparecidas e exploradas (ICMEC) e da Federação Europeia das Crianças Desaparecidas, bem como o coordenador do Departamento de investigação Criminal da Policia Judiciária do Funchal.



Canção Nova - notícias
link do postPor anjoseguerreiros, às 16:11 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO