notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
6.3.09
Aparentemente inofensivos, desenhos animados como Scooby-Doo e Pokémon podem tornar crianças agressivas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, publicado na quinta-feira na revista especializada Journal of Applied Development Psychology.
Os psicólogos interrogaram 95 meninas de 10 e 11 anos sobre seus programas de TV favoritos, cujos conteúdos foram classificados como violento e de agressão verbal e indireta. Na programação, apareceram seriados como Lost, Buffy, a Caça-Vampiros e American Idol e desenhos como Scooby-Doo e Pokémon.
Para a surpresa de muitos, a produção voltada especialmente para crianças de até 7 anos de idade continha os mais altos níveis de violência. Nela, foram registrados 26 atos de agressão por hora, contra cinco em programas dirigidos ao público geral e 9 nos considerados impróprios para menores de 14 anos.
De acordo com os pesquisadores, as crianças associam os personagens de desenhos como atores de verdade e imitam na escola as agressões verbais vistas na TV. "Além do mais", disseram os cientistas, "os efeitos da agressão física televisionada se mostraram extensos, a tal ponto de serem associados a comportamentos negativos entre meninas". Entre as más-condutas observadas, estava a tendência de excluir outras crianças de grupos de amizade.


link do postPor anjoseguerreiros, às 12:54  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
blogs SAPO