notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
24.4.09
BRASÍLIA - Depois de seis anos de trabalho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em conjunto com um consórcio internacional, conseguiu revelar a sequência do genoma bovino, informa a Agência Brasil. O estudo servirá para o melhoramento genético do gado e poderá interferir no aumento de produtividade e em características como maciez, coloração e quantidade de gordura da carne, na qualidade do leite e no aumento da resistência a doenças e parasitas, como o carrapato.
O estudo será publicado nesta sexta-feira na revista norte-americana Science, considerada a mais influente do mundo na área científica. O trabalho de sequenciamento, montagem, análise e anotação do genoma foi feito por mais de 300 cientistas de 25 países e custou US$ 54 milhões. O pesquisador Alexandre Caetano, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que liderou o trabalho dos cientistas brasileiros, disse que o trabalho se destaca por trazer novas ferramentas para a melhoria da qualidade do bovino.
- O que nós temos agora é uma nova ferramenta que nunca existiu antes e que nos permite realizar esse processo de avaliação e melhoramento de uma maneira mais rápida e eficiente e, eventualmente, abarcando questões que antes a gente não tinha como fazer, trazendo mais eficiência produtiva e melhor qualidade de produto, tanto de carne quanto de leite - afirmou durante a apresentação do estudo, nesta quinta-feira, na sede da Embrapa.
Segundo Caetano, a tecnologia desenvolvida na pesquisa já está disponível, mas para que seja efetivamente aplicada no campo, alguns fatores precisam ser desenvolvidos.
- Precisamos mais parceria com os atores da cadeia produtiva para aplicar esse trabalho - explicou.
O pesquisador disse que em outros países, como os Estados Unidos, principal financiador do estudo, a integração entre pesquisadores e produtores é mais antiga e os resultados acabam aparecendo em menos tempo. Apesar disso, ele acredita que essa relação pode ser desenvolvida e o produtor tem a ganhar, na medida em que um dos objetivos da pesquisa é realizar o processo de melhoramento genético de maneira mais rápida e mais barata.
O estudo, no Brasil, também contou com a colaboração de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Universidade Estadual de São Paulo.


fonte:http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/04/23/cientistas-brasileiros-ajudam-sequenciar-genoma-bovino-755405516.asp
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:13  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO