notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
9.1.09
Período de férias lá em casa também é sinônimo de chamar amigos para brincar ou ir fazer o mesmo na casa deles. Esta primeira semana do ano foi bem assim: a cada dia um amigo em casa ou um filho fora. Meu mais velho chegou a emendar dois dias sem me ver. E na terça foi a vez de um amigo do Lucas estrear dormir fora de casa lá com a gente. Pedro tem cinco anos e é amigo do meu caçula desde os tempos de engatinhar no pátio da creche. Foram para escolas diferentes, mas mantiveram o vínculo e a sintonia, gostam das mesmas brincadeiras, nunca discordam, sabem brincar juntos e sem disputas. Na terça, quando a mãe foi buscá-lo ele me perguntou: posso ficar e dormir aqui? “Por mim, tudo bem”, respondi, antes de descobrir que seria a “estréia” dele na casa de amigos. Mas ao saber, confesso, fiquei meio tensa. Imediatamente lembrei que os pais moram bem perto e acreditei que não teria problema. E não teve mesmo. Jantamos, brincamos com alguns jogos de tabuleiros e na hora de dormir ele simplesmente virou para o lado e apagou. Mas o episódio me fez pensar nessa questão: quando deixar nossos bebês ganharem essa maioridade ? Ok, casa de avós, tios e parentes vale de teste-piloto, mas é quase uma extensão da nossa casa. Tenho amigos cujos filhos não dormem fora de jeito algum e outras que deixaram com bem menos idade.
O que é melhor? Não sei.
Danilo inaugurou sua fase com uns cinco anos e nunca me preocupou porque sempre foi mais descolado. Já Lucas dormiu fora na casa de amigos pela primeira vez no carnaval do ano passado, já com cinco anos, mas tinha com ele a companhia do irmão. Nunca dormiu sozinho, nunca pediu nem provocou oportunidade. Mas acho que está chegando a hora de dar mais esse voo e estimulá-lo a ganhar mais autonomia. Quem sabe na casa do próprio amigo Pedro ainda nessas férias?


fonte:Mães em Rede
link do postPor anjoseguerreiros, às 09:43  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO