notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
16.3.09
Em janeiro e fevereiro, foram registrados 110 casos da doença no estado.Número de casos é 50% maior que no mesmo período do ano passado.



O número de casos de meningite em Salvador era 50% maior do que o mesmo período do ano passado, até sábado. O avanço da doença faz crescer a procura pela vacina. Mas, para a maioria da população, a imunização para o tipo mais grave da doença só é possível na rede particular.
A meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula, causada principalmente por vírus ou bactérias. Existem vários tipos da doença. A meningite meningocócica, provocada por bactéria, é o tipo mais grave e pode levar até à morte.
A doença é mais comum no inverno, mas neste verão os números estão deixando as autoridades de saúde em alerta na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde, em janeiro e fevereiro, foram registrados 110 casos de meningite na Bahia, 38 do tipo meningocócica. Oito pessoas morreram. Quatro dessas mortes foram em Salvador.
A vacina é a melhor forma de prevenção. "Existe vacina para o Haemophilus influenzae, que está disponível na rede pública a partir do segundo mês de vida para qualquer pessoa. Existe a vacina para a meningite meningocócica que a gente disponibiliza no serviço público para as pessoas de risco, crianças com anemia falciforme e outras doenças", explica.
Quem está fora deste grupo de risco, tem que recorrer à rede particular. A vacina custa, em média, R$ 120.


Fonte: G1
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 13:28  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
blogs SAPO