notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
29.12.08

SÃO PAULO - A chegada das férias escolares aumenta a preocupação com uma das brincadeiras preferidas das crianças: empinar pipas. A diversão pode se transformar em risco para as próprias crianças e para a população em geral caso alguns cuidados não sejam tomados.Segundo o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp), 12.771 acidentes com pipas foram registrados até novembro deste ano - o número é o menor desde 2003. Os acidentes também tiveram queda expressiva e, até o momento, foram constatados oito casos neste ano.O presidente da entidade, Carlos Reis, explica que, apesar da queda de ocorrências, o número de acidentes pode voltar a ocorrer se orientações e medidas preventivas foram feitas.- Sem o aconselhamento dos pais e campanhas educativas, as crianças não têm noção do perigo a que estão expostas. Muitas vezes, nem mesmo os adultos têm conhecimento deste risco. Descargas elétricas causam acidentes gravíssimos, apesar de serem muito fáceis de prevenir - diz ele.Reis afirma que os meses de férias são os que apresentam maior número de ocorrências e que, por isso, as campanhas devem ser intensificadas. Apenas em dezembro de 2007, foram registradas 2.819 interrupções de energia elétrica, provocadas por brincadeiras com pipas. Em 2008 o maior número foi em janeiro com 2.938 casos.Quando enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos elas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, tendo como conseqüência a interrupção do fornecimento de eletricidade.Outro perigo decorrente da brincadeira é a linha com cerol. Quando entra em contato com cabos elétricos, o cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes), pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. A linha também pode romper o fio elétrico e, dessa forma, provocar o corte de energia elétrica, além da grande possibilidade de o fio atingir alguma pessoa, gerando acidentes de conseqüências trágicas.
Dicas importantes
- Soltar pipa apenas em locais afastados da rede elétrica;- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutoras de energia e podem causar choques fatais;- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-las;- Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios de alta e baixa tensão;- Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;- Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte;- Preferira pipas que não precisam de rabiola;- Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para recuperar pipas;- Caso presencie um acidente desse tipo, para separar a vítima do condutor de energia use objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.

APROVEITEM BEM AS FÉRIAS....NÃO ESQUEÇAM DOS CUIDADOS!!!!

link do postPor anjoseguerreiros, às 12:52 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26



arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO