notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
28.2.09
CURITIBA - Um filhote de ema rejeitado pelos pais foi adotado por um frango de granja em Curitiba, no Paraná. O filhote, nascido em dezembro de 2008, foi o único sobrevivente de uma ninhada nascida no Zoológico, no bairro do Alto Boqueirão. Dentro de um projeto de adoção estimulada entre animais de espécies diferentes, a ema passou a acompanhar o frango, que vive no Passeio Público, na região central da cidade. Já são três casos no mesmo parque.
A ema foi trazida para tratamento no Passeio Público após a rejeição da mãe. Como as emas vivem em grupos, foi colocada com o frango. Ela aprendeu a se alimentar com mãe adotiva e pode ser vista ao lado dela na exposição do parque. A ema voltará ao Zoológico quando se desenvolver o suficiente para viver com outras da mesma espécie.
O responsável pela aproximação de mães e filhos adotivos foi o tratador Edson Valtrick, que trabalha há 23 anos no Passeio Público.
- Mesmo sendo de espécies diferentes, eles têm os mesmos hábitos alimentares e a necessidade de viver em grupos, então segui a intuição - contou Valtrick em nota no site da prefeitura.
Valtrick é supervisionado por veterinários e biólogos, que acompanham as aproximações. O primeiro caso foi um filhote de periquito verde adotado por uma curica-violeta, animal pertencente ao grupo dos periquitos. O filhote também havia sido abandonado pelos pais biológicos. As aves estão juntas há dois meses.
Depois do sucesso com o periquito verde, Valtrick promoveu mais uma adoção. Uma ararajuba, espécie de arara, nascida numa ninhada de três, foi adotada há duas semanas por uma arara-severa, animal do mesmo grupo.
A ararajuba e o periquito verde estão no setor de isolamento do Passeio Público e ficarão lá por quatro meses até aprenderem a se alimentar sozinhos.


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 15:19  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
blogs SAPO