notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
26.3.09
Intensificando o atendimento para salvar vidas

Executado desde 1994 por iniciativa do Hospital Amaral Carvalho em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e, a partir de 1996 também em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico irá aumentar a sua área de atendimento a partir de abril. O objetivo é facilitar ainda mais o acesso das mulheres ao programa, aproveitando os recursos já existentes. "Elaboramos um cronograma de ampliação de oferta com a utilização da unidade móvel, oferecendo atendimento em horários mais flexíveis e em locais mais distantes das Unidades de Saúde que já estão incluídas no cronograma atual", explica a médica Lenira Maria de Queiroz Mauad, oncoginecologista do Hospital Amaral Carvalho, responsável pelo programa. O programa irá ampliar o horário de atendimento no Posto Fixo aos sábados das 8h às 13h e utilizar a unidade móvel de coleta; aos sábados pela manhã em bairros previamente selecionados, já definidos como prioridade para ampliação de cobertura, seja pela localização ou pelas condições sócio econômicas da população. A ação de ampliação terá inicio em abril. Por possuir como principais a descentralização das coletas e a agilização dos exames, a equipe do programa atua em um posto fixo e em postos itinerantes, nas Unidades de Saúde, além de utilizar um posto móvel (unidade de coleta instalada em um ônibus que percorre bairros e outros locais distantes ou realiza campanhas pontuais).
Além da coleta de colpocitologia oncótica (teste de Papanicolaou), é realizado o rastreamento do câncer de endométrio e das lesões precursoras do câncer de vulva.Todas as mulheres que apresentam alterações são encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Preventiva para complementação diagnóstica e tratamento ambulatorial.
Números
Em 1993, ano anterior ao início do programa, foi registrada uma mortalidade pelo câncer do colo do útero de 10/100.000, índice elevado até mesmo para os padrões brasileiros. Em 2004 nenhuma morte foi registrada. No entanto, nos anos subseqüentes, temos observado casos de óbito, sempre de mulheres que estão fora do Programa. Além disto os fatores de risco para a contaminação pelo HPV, principal agente causal deste tumor, vem aumentado a cada ano, segundo nossos dados epidemiológicos.
Quadro de atendimento:
Abril - Posto Itinerante na Unidade Básica do Jardim Jorge Atalla18 e 25/04 - Atendimento com a Unidade Móvel nos bairros Balan I e II e Jardim Sempre Verde.
Maio - Posto Itinerante na Unidade Básica - Jardim ItamaratyUnidade Móvel: 09/05 - Pires I + Cila16/05 - Pires + Bernardi23/05 - Comerciários e Világio de Roma Junho - Posto Itinerante na Unidade da Saúde da Família do Augusto SaniUnidade Móvel:
Junho - 20 e 27/06 - Jardim Nova Jaú.
Julho - Posto Itinerante na Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Helena ( não haverá coleta em horário especial).
Agosto - Posto Itinerante na Unidade de Saúde da Família da Vila Ribeiro e Pouso Alegre (não haverá coleta em horário especial.
Setembro - Posto Itinerante na Unidade Básica da Vila Nova (não haverá atendimento em horário especial).
Outubro - Atendimento pelo Posto Itinerante na Unidade de Saúde da Família do Jd. Pedro Ometto. 10 e 17/10 - horário especial na Policlínica24 e 31/10 - Unidade Móvel no Jardim Orlando Ometto
Novembro - Posto Itinerante na Unidade Básica do Jardim Vila Maria14/11 - Atendimento com a Unidade Móvel no Jardim São Crispim21/11 - Atendimento com a Unidade Móvel no Jardim Olímpia
Dezembro - Posto Itinerante na Unidade de Saúde da Família do Jardim São José e Dorival Mascaro (não haverá atendimento em horário especial).
A partir de abril o Posto Fixo, localizado em anexo ao Hospital Amaral Carvalho manterá atendimento aos sábados das 8 às 13 horas.
*FOTO: Dra. Lenira durante treinamento entre funcionários do Hospital Amaral Carvalho e da Secretaria Muncipal de Saúde na terça-feira, 24
RedaçãoeAgora.com.br
link do postPor anjoseguerreiros, às 09:24 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO