notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
2.4.09

Mais de cem eventos estão sendo realizados em 35 países nesta quinta-feira para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é uma, de três condições apenas, a ser reconhecida pela ONU com um dia dedicado a ela. As outras duas são a Aids e o diabetes.

Faltam políticas públicas para crianças autistas

Familiares de todo o Brasil aproveitam hoje, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, para chamar a atenção da sociedade para o autismo e cobrar do Governo Federal a elaboração de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes que apresentam o transtorno. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado. Considerado um transtorno global do desenvolvimento, o autismo se inicia na infância, antes dos três anos de idade e afeta as áreas da comunicação, socialização e foco de interesses. Segundo o Movimento Autista do Brasil, o transtorno tem prevalência de uma criança para cada 500 nascidas e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. De acordo com o coordenador da Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Corde), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Fernando Cotta, um dos problemas do Brasil é a falta de médicos especializados para constatar o diagnóstico. “Não temos qualquer teste laboratorial que detecte o autismo”, ressalta. Conforme a psiquiatra do Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica (Compp), Rosa Horita, o diagnóstico precoce é essencial para evitar uma defasagem maior ainda no desenvolvimento dessas crianças.
Fonte:Jornal de Brasília (DF), Camila de Magalhães
Yoko Ono: leilão por conscientização do Autismo
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Yoko Ono, a viúva de John Lennon, mostrou em público um mural de nuvens no céu que vai ser leiloado em 67 pedaços, formando um quebra-cabeças, para levantar fundos e marcar o segundo Dia Mundial de Conscientização do Autismo.A artista e música japonesa, de 76 anos, criou o mural "Promise", de dois metros de altura, de materiais acrílicos. Cada um dos 67 pedaços será leiloado pelo site www.charitybuzz.com/yoko , com lances começando em 1.000 dólares."Quando fui procurada para que criasse uma obra de arte para a conscientização do autismo, fiquei chocada com a incidência mundial dessa condição grave, especialmente entre nossas crianças", disse Ono no lançamento do leilão, na sede das Nações Unidas."Meu trabalho, 'Promises', simboliza o fato de que cada um de nós detém uma peça desse quebra-cabeças e que precisamos aumentar a conscientização, levantar verbas para pesquisas e advogar a causa das famílias que convivem com o autismo", disse ela, acrescentando que as 67 pessoas simbolizam os 67 milhões de autistas no mundo.
Fonte: Globo OnLine
Poema para o Dia Mundial do Autismo
Ame-me,
Por favor
Como eu sou…
Ame-me
Como você
Gostaria que eu fosse.
Quem me concebeu…
Não imaginou
Que seria assim tão duro…
Entender que vim autista.
Mas ame-me
Fale-me desse amor
Mesmo que eu não pareça entender
Mesmo que eu fuja e me refugie
Busque-me não deixe eu me perder…
Ame-me…
Como se visse em mim
A imagem e semelhança de ti
No espelho das águas…
Não se importe
Com minha falta de compreensão
Treine-me para entender o mundo
Mas acima de tudo
Ame-me…
Como se eu tudo entendesse
Como se eu não fosse um peso
Demonstre seu amor
Mesmo que eu não saiba
O significado da palavra…Deus, eu posso sentir…
E creia que em meus sonhos
Eu te vejo e te amo…
Não me negue esse amor
Que enxerga além da matéria
Pois é dele que necessito…
E se nas horas que de ti eu exijo demais
Mesmo nas dúvidas constantes
Aquelas que você às vezes tem vontade de desistir
Por favor, não desista
Ame-me….
Autora: Liê Ribeiro Paz e luz
mãe do Gabriel Gustavo que está autista
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 18:54 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO