notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
24.4.09

Campanha nacional vai de 25 de abril a 8 de maio.

Ministério pretende imunizar 80% da população com 60 anos ou mais.

Em sua 11ª edição, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começa oficialmente em todo o país neste sábado (25). De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização pretende atingir 80% da população com 60 anos ou mais, o que corresponde a mais de 15milhões de pessoas. A campanha, que tem como objetivo reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe, vai até o dia 8 de maio.
Ainda segundo o Ministério, estudos mostram que, entre a população idosa, a vacinação contra gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

Tire suas dúvidas sobre a vacinação:

1)A vacina contra a gripe é gratuita?
Sim, a vacina contra a gripe é gratuita.

2) Onde posso tomar a vacina?
A vacina contra a gripe está disponível em cerca de 65 mil postos de vacinação, entre eles postos de saúde e hospitais. Em todo o país, 241 mil pessoas participarão da campanha, que contará com 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais) e 21 milhões de doses da vacina. Cada secretaria municipal de Saúde determina os locais dos postos de vacinação e seu horário de funcionamento.

3) Quem pode tomar a vacina?
A campanha abrange a população de 60 anos ou mais e toda população indígena (acima de seis meses de vida). Fora do período de campanha, no entanto, a vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.
Vale lembrar que a política de vacinação contra a gripe atualmente adotada pelo Ministério da Saúde é direcionada para os grupos de maior risco de desenvolver as formas graves e complicações da doença.

4) A vacina tem contraindicações?
Sim. Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo, já que essa vacina é produzida em ovos de galinha. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

5) Quanto tempo dura a proteção da vacina?
A vacina protege por um ano. Entretanto o vírus da gripe é capaz de mudar suas características com muita frequência, por isso a cada ano é necessário que se tome uma nova vacina.

6) É possível pegar gripe mesmo estando vacinado?
Sim, porque a vacina protege contra os três tipos de vírus que anualmente fazem parte da sua composição e porque, entre os idosos, sua proteção não é de 100%. Mesmo assim, a vacinação diminui a gravidade da gripe e, portanto, as chances de complicações e óbitos.

7) A vacina contra gripe pode provocar reações?
Sim, mas as reações são geralmente leves. As mais comuns são dor e vermelhidão no local de aplicação da vacina, que ocorrem nas primeiras 72 horas após a vacinação. A febre como reação à vacina ocorre em menos de 1% dos casos e reações alérgicas graves também não são comuns.

8) Como moradores de áreas isoladas podem conseguir a vacina?
A população de áreas isoladas deve se informar sobre os postos de vacinação mais próximos de sua residência. A estratégia para atingir o maior número de pessoas é traçada pelas secretarias municipais de Saúde.

9) Idosos acamados serão atendidos por equipes volantes?
Cada município disponibilizará agentes de saúde conforme suas condições e a necessidade da população. Eles são os responsáveis pela elaboração de estratégias para chegar ao público-alvo.

10) Quais os principais sintomas da gripe?
Os principais sintomas da gripe são febre, calafrios e mal-estar generalizado, frequentes nos primeiros dias de contágio. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza (nariz escorrendo) e congestão nasal.
A gripe pode ser transmitida de forma direta (por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada) ou de forma indireta (as mãos, após contato com superfícies contaminadas, podem carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos).

Fonte: G1
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 09:36 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO