notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
18.4.09
A descoberta de que os hábitos e o estilo de vida mudam o comportamento dos genes abre uma frente extraordinária para a medicina. http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/revolucoes-genetica-450421.shtml
Ao buscarem entender as doenças em sua dimensão mais profunda, os pesquisadores encontraram algo surpreendentemente revolucionário: várias delas possuem as mesmas bases genéticas. Quem imaginaria, por exemplo, que a asma e a obesidade guardam alguma semelhança na origem? E a pneumonia de recepção e a infertilidade masculina?
Pois hoje já se sabe que cada um desses pares de doenças está ligado a pelo menos um mesmo gene. Os mecanismos que fazem esses genes participar ora da causa de uma doença, ora da de outra estão sendo pouco a pouco desvendados. O impacto dessa nova abordagem sobre a medicina é enorme – vai do melhor entendimento das causas de cada problema de saúde, passando pelo aperfeiçoamento das técnicas de diagnóstico e refinamento dos métodos de prevenção e tratamento, até, num futuro não muito distante, a reclassificação das doenças.
As novas descobertas sobre a genética das doenças podem vir a mudar completamente o modo como as enfermidades hoje são classificadas. Até o século XVIII, a "febre" era tida como doença e não como manifestação externa de um problema de saúde. O que se tem feito na última década é justamente olhar para as doenças em sua dimensão mais profunda: os genes relacionados à sua origem.


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 12:02  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO