notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
6.2.09
RIO - A volta às aulas pode ser um ótimo momento para estimular novos hábitos alimentares nas crianças, afirmam especialistas em nutrição infantil. A nutricionista Márcia Teixeira, do Centro Educacional Miraflores, ensina que o lanche dos pequenos deve ser pobre em gordura e rico em nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil.
Segundo a nutricionista, é importante que os pais dêem o exemplo em casa. Levá-los ao supermercado e explicar a diferença entre os alimentos, deixando as crianças escolherem o que querem entre algumas opções saudáveis também ajuda a estimular os bons hábitos.
- É interessante que elas acompanhem os pais no supermercado e na hora de arrumar a lancheira, ajudando na escolha dos itens - observa.

Para beliscar, a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, sugere os biscoitos integrais com sabor de maçã com canela e banana e mel, que são fontes de fibras e isentos de gordura trans e açúcar refinado.

Frutas secas, como maçã, abacaxi, banana e manga, são práticas, saborosas e nutritivas. As opções crocantes são as que mais agradam - afirma.
Para diminuir a gordura dos sanduíches, ela recomenda que eles sejam feitos com pães integrais e pasta de soja de diversos sabores, que tem um terço das calorias da maionese e não contém colesterol. Se os pequeninos não abrem mão de um docinho, a solução pode ser as barrinhas de fruta cobertas com chocolate, que contêm fibras e menos açúcar que os chocolates ao leite.
Líquidos -Entre as refeições e após atividade física, as crianças devem beber água. Na hora do lanche as bebidas ideais são sucos de frutas naturais com pouco açúcar, bebidas lácteas e achocolatados. Para manter a qualidade, é importante guardá-los em lancheira térmica.
Frutas - Ricas em vitaminas, fibras e minerais, saciam a fome e dão energia. As mais práticas são aquelas consumidas com a casca ou fáceis de descascar, como maçã, uva, tangerina, pera, ameixa, carambola e banana.
Cereais - Fonte de energia encontrada em pães, barrinhas de cereal, bolachas e bolos caseiros. O ideal é treinar o paladar das crianças para que elas comam também produtos integrais. Durante a semana, é importante evitar bolos e biscoitos com muito açúcar, gordura trans e recheios.
Leite e derivados (requeijão, iogurte e queijo) -Fontes de cálcio e proteínas são importantes na formação dos dentes e dos ossos e na regulação da contração dos músculos, por isso não podem faltar no lanche dos pequenos.
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:00  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
blogs SAPO