notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
19.4.09
Recebemos esta mensagem do Dr. Edgardo Derman, médico em San Juan ,Argentina, a respeito de sua pesquisa sobre o refrigerante Coca-Cola Zero. Para não incorrermos em divulgar notícia infundada, pesquisamos o site doFederal Drugs Administration, o mais respeitado órgão de controle de drogase alimentos daquele país, cujas publicações merecem o crédito de toda acomunidade científica internacional. Como se trata de saúde do consumidor, traduzimos a mensagem que vaipublicada na íntegra como nos chegou: "Faço minha contribuição a este interessantissimo artigo: Na década desetenta apareceu uma bebida que foi muito popular em seu momento. Acasualidade é que a mesma era produzida também pela Coca Cola e se chamavaTAB, obtendo grande êxito já que era dietética. Nesta época, meu irmão, um engenheiro químico, estava fazendo umaPós-Graduação na Espanha em Produtos Alimentícios e nos chamou atenção paranão consumirmos esta bebida pois a mesma continha “Ciclamato”, um agentequímico que reconhecidamente fazia mal à saúde. DESDE ESSA ÉPOCA SE SABE QUE NÃO SE PODE USAR O CICLAMATO PARA CONSUMOHUMANO. O Ciclamato, a pesar dos alertas, continuou a ser usado em muitos produtosdietéticos, notadamente nos países em desenvolvimento ou não desenvolvimos. Quando forem a um supermercado ou mercearia basta conferir os ingredientespara ver se apresenta esta nociva substância nas composições destes produtos.

Agora prestem atenção: Porque a Coca-Cola Zero, que contém Ciclamato, foi proibida nos Estados Unidos? Conheça as razões deste porquê. E mais uma questão: O que se passa naAmérica Latina, onde este produto ainda não foi retirado do mercado? Fiquem de olho nesta bebida, afinal, o que você sabe da Coca-Cola Zero? Depois de uma massiva propaganda do novo produto Coca-Cola Zero, começaram aaparecer na comunidade científica, artigos médicos sobre os malefícios doCiclamato. De outra forma, os consumidores começaram a questionar porque aCoca-Cola lançava um produto que viria concorrer com outro produto seu damesma linhagem, a Coca-Cola Light. Afinal, asa duas não prometiam ainexistência de açúcar em suas composições? Se ambas não contém açúcar, oque as diferenciava? As respostas para estas questões estão a mostra num atento exame doscomponentes de tais refrigerantes:

A Coca Cola LIGHT possui: Acesulfame K (16mg/%) y Aspartame (24mg/%), numtotal de 40mg/100ml de bebida, de edulcorantes.

Já a Coca Cola ZERO tem em sua formulação Ciclamato de Sódio (27mg%),Acesulfame K (15mg%) e Aspartame (12 mg%), tornando-a mais doce que a outra- um total 54mg/100ml de bebida).

Tendo em conta que o edulcorante «Ciclamato de Sodio» está terminantementeproibido pelo F.D.A (Federal Drugs Administration) - (Organismo máximo decontrole de alimentos e drogas dos EEUU da América) por comprovados efeitosna gênese de tumores cancerígenos, e mais, que o Ciclamato é muito maisbarato que o Aspartame (a razão de 10 dólares por quilo do Ciclamato contra152 dólares/Kg do Aspartame, vem a pergunta: Que Coca-Cola você passará atomar? Nota da Redação: Parece fácil a resposta, ainda mais considerando-se que oCiclamato de Sódio é cancerígeno, não? Entretanto, o que se vê é um contínuoincremento no consumo da Coca Zero em contraste a um decréscimo no consumoda Light. Especialmente nos países em que a Coca Zero não foi ainda tiradado mercado. O que faz isto? A massificação da propaganda da Coca Zero,contra praticamente nenhuma da Coca Light. Assim, somos induzido a a ingerirum produto que, proibido em outros centros por conter um agente cancerígeno,ainda está a disposição em nossos mercados. ANEXOSComo é meu costume investigar pela Internet – não creio em verdadesabsolutas – entrei no site do FDA e… SURPRESA!!! Lá, encontrei uma lista de aditivos e alimentos considerados seguros para asaúde humana, chamada, Generally Recognized as Safe (GRAS). Pois bem! Efetivamente o Ciclamato de Sódio aparece nesta lista com umaobservação em inglês: Sodium cyclamate - NNS , ILL - Removed from GRAS - list 10-21-69 - 189.Ou seja, o Ciclamato de Sódio foi retirado da lista de aditivos e alimentos seguros.


Continuei minha busca e encontrei através do site do FDA um “link” para umaoutra lista com a sigla EAFUS (Everything Added to Food in the UnitedStates). Traduzindo: Todos os Aditivos de alimentos nos Estados Unidos. Lá, está claramente a proibição ao Ciclamato de Sódio: SODIUM CYCLAMATE--PROHIBITED


Finalmente, deparei-me com outra lista de substâncias proibidas em alimentospara consumo humano. E lá estava:PART 189--SUBSTANCES PROHIBITED FROM USE IN HUMAN FOOD.189.135 Cyclamate and its derivatives.Fonte: http://www.access.gpo.gov/nara/cfr/waisidx_03/21cfr189_03
.html
Alguma dúvida? Bem, foi esta a mensagem que me chegou por e-mail.

Agora meus comentários:
A Pessoa que me enviou a mensagem perguntava-me: porque a Coca-Cola Zero é vendida nos Estados Unidos se a FDA proibiu o uso de Ciclamato de Sódio paraconsumo humano? A resposta é simples; A COCA COLA ZERO vendida nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na mayoría dos países europeus NÃO CONTÉM Ciclamato de Sódio. Isto só acontece nos países pobres ou subdesenvolvidos como os da EuropaOriental e América Latina. Quando no ano passado se tirou do mercado a Coca-Cola Zero no México criou-se uma grande polêmica porque ela continha Ciclamato e tiveram que trocá-la.

A Coca Cola nunca aceitou dizer que ela havia sido tirada do mercado porcausa do Ciclamato.. Ao invés disto disse que a mesma foi retirada do mercado para “melhorar seu sabor”. É frustrante e indigno o que estes países fazem com os países do dito 3º.Mundo. Não lhes interessa a saúde do consumidor (que em sua ignorância crêem estarusando produtos dietétios seguros). Interessa-lhes, apenas, o lucro, o dinheiro. Por incrível que pareça, em minhas investigações a COCA COLA ZERO que sevende na Espanha também possui esta coisa, o Ciclamato. Porém, está cada vez mais rara sua venda. A que vendem na Alemanha também contém esta droga.
"POR FAVOR CONTRIBUYAMOS CON UNA CAUSA JUSTA, REENVÍA ESTE MENSAJE A TODO ELQUE PUEDAS PARA QUE SE SEPA QUÉ CLASE DE VENENO SE ESTÁ VENDIENDO EN CADAUNA DE LAS TIENDAS DEL PAIS"

Dr. Edgardo Derman MAACLU3PCJ - San Juan - ARGENTINA

INFORMAÇÃO RECEBIDA POR E-MAIL DE UMA AMIGA
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:07 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO