notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
7.3.09

SÃO PAULO - Uma mulher que estaria grávida de gêmeos deixou a sala de parto, em uma maternidade de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, com apenas um bebê. Pior: a família ainda tem dúvidas de que a criança seja mesmo filho de Andressa Sales, de 35 anos. A criança deverá ser submetida a um exame de DNA. Andressa diz que sempre foi informada pelos médicos e que fez exames que comprovam que estaria grávida de gêmeos. O hospital afirma que ela não estava esperando dois bebês.
- Falou que tinha um bebê só e mostrou para mim a barriga dela aberta e o útero. Fiquei em estado de choque - relata Rodrigo Triano, pai dos supostos gêmeos.
A família tem em mãos documentos que comprovariam a gravidez de gêmeos. Em novembro do ano passado, Andressa recebeu um atestado com a recomendação de repouso absoluto. Aos cinco meses de gravidez, ela se afastou do trabalho por causa da pressão alta. No ultrassom, feito na véspera do parto, as fotos mostram imagens que seriam dos dois bebês. O laudo traz ainda as medidas dos fetos e até o peso deles: um com mais de 2,8 quilos e outro com cerca de 2,7 quilos.
Um especialista diz que o exame é autêntico, mas em alguns casos o profissional pode ser induzido ao erro.
- Olhando o ultrassom, o exame corresponde à documentação de uma gestação gemelar. Agora a documentação é definida pelo médico no momento da realização do exame. Em algumas circunstâncias do exame - se o exame é realizado muito rapidamente ou se a paciente é um pouco mais obesa - pode ser que um colega, acreditando que seja uma gestação gemelar, seja induzido por uma informação errada a fazer um exame errado - explica o especialista em medicina fetal Adolfo Liao.
A direção do hospital onde Andressa fez o parto não gravou entrevista. Em nota, a secretaria estadual da Saúde informou que houve um erro no ultrassom e que Andressa sempre esteve grávida de apenas um bebê. Os advogados dela discordam.
- Não é cabível esse argumento de que houve erro. Não se suporta essa hipótese até porque especialistas já analisaram e atestaram: não tem como errar. É muito estranho - afirma o advogado Wilson Freire de Oliveira.
O Ministério Público também entrou no caso. Os promotores e o delegado que chefia a investigação ainda não definiram quando vão convocar os médicos do hospital para prestar depoimento. Antes de ouvir a equipe médica, eles querem avaliar os outros exames feitos por Andressa e ouvir a versão dela.
Os parentes de Andressa chegaram a temer que o outro bebê estivesse ainda na barriga dela, mas um ultrassom feito nesta sexta-feira no hospital, em Itaquaquecetuba, apontou que ela está com uma infecção pós-parto. Neste sábado, ela poderá ser operada novamente.
Enquanto isso, a família cuida do pequeno Gabriel. O menino que tem apenas sete dias de vida, vai ser submetido a um exame de DNA porque a família suspeita que ele não é filho verdadeiro de Andressa.
- Já falamos com o delegado e eles vão pedir um exame de DNA para comprovar se é filho. Porque do jeito que está a gente nem pode mais acreditar nisso - diz o sogro de Andressa, Moisés Triano.
A Secretaria de Saúde de São Paulo informou também que vai encaminhar o caso ao Conselho Regional de Medicina.
link do postPor anjoseguerreiros, às 15:28 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO